Estudo revela que maioria das operações de CX planeia adotar IA nos próximos anos

O mais recente estudo da Frost & Sullivan destaca a relevância da IA no ecossistema de CX, evidenciando oportunidades e disparidades entre setores e geografias, e reforça que investir em tecnologias de ponta é fundamental para as empresas oferecerem experiências personalizadas e eficientes

Estudo revela que maioria das operações de CX planeia adotar IA nos próximos anos

Uma das principais conclusões do estudo global WEM Customer Perspectives 2024, realizado pela Frost & Sullivan em parceria com a SuccessKPI, revela que nos próximos três a cinco anos, dois terços das operações de Customer Experience (CX) deverão incorporar Inteligência Artificial (IA) em soluções baseadas na cloud para melhorar o envolvimento dos agentes com os clientes.

A pesquisa, que abrangeu mais de 300 operadores de contact centers de empresas comerciais e governamentais, concluiu que a tecnologia de gestão de envolvimento da força de trabalho (WEM) potenciada por IA será fundamental para enfrentar desafios como a escassez de competências, o aumento dos custos e os recursos limitados. Apesar disso, apenas 30% das empresas acreditam que as soluções WEM integradas nas plataformas CCaaS (Contact Center as a Service) são as mais adequadas, devido à coexistência de múltiplas plataformas e ambientes híbridos.

Alpa Shah, vice-presidente de Customer Experience na Frost & Sullivan, destacou a importância da IA em criar soluções personalizadas e eficientes. “A IA ajuda a prever melhor as necessidades dos agentes, permitindo um treino mais direcionado e humanizado”, afirmou. Além disso, a especialista sublinhou o papel dos supervisores como “heróis anónimos” que necessitam de ferramentas adequadas para apoiar os agentes na sua evolução profissional e na adaptação ao trabalho remoto ou híbrido.

Os setores mais avançados na adoção de WEM baseado em IA são a saúde e o comércio eletrónico. A área da saúde lidera em categorias como automação, análise de discurso e gamificação, enquanto o setor de retalho regista a maior satisfação em automação de contact centers e colaboração de agentes. Em contraste, os setores governamental e financeiro encontram-se na extremidade inferior, devido à dependência de sistemas legados e à baixa adoção de soluções avançadas.

Regionalmente, a Ásia-Pacífico destaca-se na liderança tecnológica, com 67% das organizações a planearem investir em WEM potenciado por IA nos próximos cinco anos. Por outro lado, regiões como Alemanha, Áustria, Suíça e Estados Unidos registaram algumas das menores taxas de adoção e satisfação em várias categorias, o que se traduz em desafios persistentes na modernização tecnológica.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.