O novo estudo global destaca o foco dos clientes no crescimento das receitas através da inovação, com uma melhoria na experiência do cliente
A CGI divulgou os resultados do seu estudo anual, baseado em mais de 1.800 entrevistas a executivos de negócios e tecnologia. O inquérito deste ano destaca três conclusões principais: os clientes estão a focar-se no crescimento das receitas através da inovação, novos produtos e serviços, e melhoria da experiência do cliente, enquanto modernizam e controlam custos. O alinhamento entre as operações de negócio e de IT está no seu nível mais elevado, impulsionado pela eficiência empresarial e uso de tecnologias digitais como a Inteligência Artificial (IA). Os líderes digitais estão a aumentar a sua vantagem ao serem mais bem-sucedidos na implementação de estratégias de dados, modernização de sistemas legados, agilidade do modelo de negócio e uso de tecnologias avançadas. “Esperamos que a combinação do crescimento com a eficiência crie novas oportunidades para ajudar os clientes a evoluir os seus modelos de negócio, a aplicar a inovação e a acelerar uma agenda partilhada para alcançar uma transformação digital orientada para o ROI”, comenta Jean-Michel Baticle, Presidente e COO da CGI. De acordo com o estudo da CGI, 26% das empresas em todos os setores já estão a implementar IA tradicional, um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao ano passado. Além disso, 79% das empresas estão a investigar ou a realizar provas de conceito para a implementação de IA generativa. “A IA apresenta uma mudança de paradigma que não víamos desde a adoção da internet”, afirma Diane Gutiw, Vice-Presidente, responsável pela investigação em IA na CGI. “Como demonstra a analise global da CGI, os executivos do setor estao a procurar a IA para desenvolver modelos de negócio por completo, informar decisões críticas, aumentar a eficiência e acelerar tanto as poupanças como o crescimento”. |