Estudo prevê adoção massiva de IA no atendimento ao cliente até 2025

Um estudo recente da Gartner aponta para que a maioria dos líderes de atendimento ao cliente explore ou teste soluções de inteligência artificial generativa conversacional até 2025

Estudo prevê adoção massiva de IA no atendimento ao cliente até 2025

De acordo com a pesquisa da Gartner, realizada entre julho e agosto de 2024 e que envolveu 187 líderes do setor, 85% dos líderes de atendimento e suporte ao cliente vão explorar ou testar soluções de Inteligência Artificial (IA) generativa conversacional voltadas para o cliente até 2025.

O relatório também conclui que 44% já exploram a implementação de voicebots de IA generativa, enquanto 11% estão em fase piloto e 5% já têm estas soluções implementadas.

Kim Hedlin, diretor sénior de pesquisa no Gartner, destacou a pressão crescente sobre os líderes do setor para adotar IA generativa vinda da liderança executiva das organizações. “Mais de 75% dos líderes de atendimento e suporte ao cliente disseram que se sentem pressionados pela liderança executiva a implementar IA generativa”, afirmou. Kim Hedlin também ressalvou que a função de atendimento ao cliente, tradicionalmente centrada em pessoas e processos, está a evoluir para um foco maior em tecnologia.

No entanto, para operar de forma eficaz, estas soluções dependem de bibliotecas de conhecimento bem estruturadas. Neste sentido, 61% dos líderes relataram ter um elevado volume de artigos pendentes de edição, e mais de um terço não dispõe de processos formais para atualizar conteúdos desatualizados. Estes obstáculos comprometem a eficácia das iniciativas de IA e, para os superar, Kim Hedlin considera que “os líderes precisam investir na otimização das suas bases de conhecimento para IA”.

O relatório também aponta uma mudança de prioridades para 2025, com 64% dos líderes de serviço e suporte comprometidos em dedicar mais tempo ao aprofundamento do seu conhecimento tecnológico. Este foco reflete a transição do setor para um papel mais estratégico na implementação de IA, consolidando o atendimento ao cliente como uma área-chave para a inovação tecnológica.

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