Ericsson destaca o papel do 5G Standalone e 5G Advanced até 2030

O Ericsson Mobility Report de novembro de 2024 revela que o 5G Standalone (5G SA) e o 5G Advanced serão as principais apostas dos fornecedores de serviços de comunicação (CSP) ao longo da próxima década

Ericsson destaca o papel do 5G Standalone e 5G Advanced até 2030

A transformação tecnológica impulsionada pelas redes 5G Standalone e 5G Advanced visa oferecer serviços baseados no valor entregue ao utilizador, em vez de apenas no volume de dados consumido. O Ericsson Mobility Report, que estende as previsões até 2030, aborda também as tendências do tráfego de dados móveis e os desafios para a densificação das redes.

Embora o crescimento anual do tráfego de dados móveis esteja a desacelerar — estimado em 21% para 2024 —, prevê-se que triplique até ao final de 2030. O relatório destaca como alguns operadores pioneiros, como a T-Mobile nos Estados Unidos e a Elisa na Finlândia, já implementam modelos de conectividade diferenciada. Estes oferecem ligações de alta performance garantidas, especialmente em momentos críticos, permitindo novas oportunidades de monetização e crescimento.

Fredrik Jejdling, Vice-Presidente Executivo e Chefe da Área de Redes da Ericsson, sublinha a importância de redes programáveis e de alto desempenho. “A diferenciação dos serviços e as oportunidades baseadas em desempenho são cruciais para a evolução da nossa indústria. Este relatório mostra o que podemos alcançar com redes abertas e em nuvem, permitindo aos fornecedores cobrar com base no valor entregue, não apenas no volume de dados”, afirmou.

A nível global, apenas cerca de 20% dos mais de 320 CSPs com serviços 5G comerciais já adotaram o 5G SA, considerado essencial para explorar todo o potencial das capacidades programáveis e inteligentes do 5G. O relatório estima que, até 2030, quase 60% das 6,3 mil milhões de subscrições 5G globais serão Standalone. Adicionalmente, as redes 5G devem suportar 80% de todo o tráfego móvel global até essa data, comparativamente aos 34% previstos para o final de 2024.

Outro destaque vai para o crescimento do acesso fixo sem fios (Fixed Wireless Access, FWA), que se posiciona como o segundo maior caso de uso do 5G, atrás do Mobile Broadband (eMBB). Na Europa Ocidental, 52% dos CSPs já oferecem planos de tarifas baseados na velocidade de ligação, em comparação com 32% há um ano. Este segmento registou um aumento significativo, com 73% de todos os lançamentos globais de FWA 5G a ocorrerem na Europa nos últimos 12 meses. O relatório antecipa 350 milhões de conexões FWA globais até 2030, sendo 80% através de 5G.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.