Os projetos de TI aumentaram 41% face a 2021, com 69% das organizações a afirmarem estar um passo à frente da transformação digital esperada. Adicionalmente, o custo de não concluir a implementação destes projetos ascende aos 9,5 milhões de dólares
As empresas estão a usar, em média, mais de mil aplicações, mas apenas 29% delas estão integradas. Esta é a conclusão de um relatório anual – o 'Connectivity Benchmark Report' – divulgado pela MuleSoft e que contou com a participação de mais de 1.050 CIO e decisores de TI. Com o objetivo de compreender os desafios e oportunidades das empresas no que toca à transformação digital, o relatório revela que as empresas estão a criar experiências conectadas e a colocar mais expectativas nas equipas de TI de forma a concluírem os projetos. De acordo com os dados apurados, os projetos de TI aumentaram 41% face a 2021, com 69% das empresas a afirmarem estar à frente do progresso de transformação digital esperado. 48% das equipas de TI diz ter concluído todos os projetos em 2021, quando comparado com 44% em 2022. Relativamente à execução dos projetos, mais de metade das organizações considera que a infraestrutura de TI é um obstáculo às alterações a um sistema ou aplicação. Neste caso, o custo de não concluir a implementação dos projetos de transformação digital é de 9,5 milhões de dólares, um valor superior ao de 2021. Mais aplicações, poucas integraçõesAs empresas estão agora a recorrer a uma média de 1.061 aplicações diferentes, um aumento de 976 comparativamente ao relatório de 2022. Desse valor, apenas 29% dessas aplicações estão atualmente integradas, com 80% das organizações inquiridas a admitirem que os desafios de integração estão a pesar nos esforços de transformação digital, o que se reflete nos gastos das empresas que, em média, ascendem aos 4,7 milhões de dólares em mão de obra para proceder à integração personalizada. No entanto, e com 47% dos ativos e componentes internos de software das empresas disponíveis para reutilização, existem ainda oportunidades para uma abordagem mais eficiente e económica da integração. “Muitas organizações continuam a duplicar os seus investimentos em tecnologia para chegarem lá. Mesmo perante o aumento da procura por parte do negócio, as equipas de TI estão a melhorar as suas entregas, com a ajuda de tecnologias inteligentes como a automação”, defende Matt McLarty, CTO da MuleSoft.
|