De acordo com o mais recente relatório da Omdia sobre os casos de sucesso de implementação de inteligência artificial nas empresas, dos 67 novos casos adicionados a este relatório, 52 eram focados na IA generativa
Cada vez mais as empresas estão a adotar a Inteligência Artificial (IA), seja generativa ou não, mas o sucesso da implementação dos dois tipos de IA são diferentes, de acordo com o novo relatório da Omdia. Quando comparada a implementação de cada tipo de IA, as empresas que usam IA generativa estão mais focadas em aumentar a produtividade, o ROI e o envolvimento que o cliente tem no negócio. As soluções de inteligência artificial generativa entraram no mercado no fim de 2022, e, como já passou tempo suficiente, as empresas começaram a demonstrar os resultados da implementação desta tecnologia. No último relatório da Omdia, os estudos de caso relacionados com a implementação de IA generativa eram 9% dos casos registados. Ao comparar a implementação de IA generativa com de IA não-generativa, a métrica da produtividade distingue-se como a mais favorecida pela implementação de inteligência artificial generativa, com 17%, quase o dobro de 9% dos estudos de caso de IA não-generativa. O ROI também é favorecido com a implementação de IA generativa (9%) contra a IA não-generativa (6%) e o envolvimento do cliente no negócio também (22% comparado com 17% de IA não-generativa). “Os estudos de caso recentes confirmam que as empresas estão, de facto, a adotar a IA generativa e a manter-se atentas à forma como a tecnologia afeta os resultados de negócio. Com investimentos significativos a ser feito na tecnologia, os fornecedores e as empresas estão ansiosos para mostrar aos clientes e investidores que a inteligência artificial está a entregar os resultados prometidos. Isto pode significar que os estudos de caso de implementação de IA generativa não estão a ser reportados”, afirma Neil Dunay, Principal Forecaster da Omdia, em comunicado. |