Os especialistas da IDC preveem que os gastos mundiais para o mercado de Inteligência Artificial deverão crescer 19,6% em 2022, para 432,8 mil milhões de dólares
Os gastos mundiais para o mercado de Inteligência Artificial (IA), incluindo as categorias Software, Hardware e Serviços, deverão crescer 19,6% em 2022, para 432,8 mil milhões de dólares. Os dados são do mais recente Worldwide Artificial Intelligence Tracker da IDC, que, indica que o mercado deverá chegar à marca dos 500 mil milhões de dólares em 2023. "A IA surgiu como a próxima grande onda de inovação. Atualmente, as soluções de IA estão focadas em problemas dos processos de negócio e vão desde human augmentation até à melhoria de processos e ao planeamento e previsão, potenciando decisões e resultados superiores. Os avanços nas tecnologias de linguagem, voz e visão e soluções de IA multimodais estão a revolucionar a eficiência humana", disse Ritu Jyoti, group vice-president, Worldwide Artificial Intelligence e Automation Research da IDC. Mais, acrescenta que, “no geral, a IA mais o engenho humano é o diferenciador para as empresas escalarem e prosperarem na era da transformação digital comprimida". Das três categorias de tecnologia, o Software de IA vai assistir a uma ligeira diminuição na quota de gastos em 2022, à medida que os gastos com Hardware e Serviços de IA crescerem mais rapidamente – a tendência deverá continuar em 2023, indica a IDC. De forma geral, os Serviços de IA deverão obter o crescimento de gastos mais rápido nos próximos cinco anos, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 22%, enquanto o CAGR para Hardware será de 20,5%. Na categoria de Software de IA, as Aplicações de IA representaram 47% dos gastos no primeiro semestre de 2021, seguindo-se o AI System Infastructure Software com cerca de 35% de quota. Em termos de crescimento, espera-se que as Plataformas de IA sejam as melhores, com um CAGR de cinco anos de 34,6%, e que o segmento de crescimento mais lento seja o AI System Infastructure Software, com um CAGR de cinco anos de 14,1%. Dentro do segmento de Aplicações de IA, prevê-se que o AI ERM cresça mais rapidamente ao longo dos próximos anos em relação à AI CRM e ao resto das aplicações de IA. Entre todos os mercados de software, prevê-se que a AI Lifecycle Software veja o crescimento mais rápido, com um CAGR de cinco anos de 38,9%. Na categoria de Serviços de IA, os serviços de IT da IA registaram um crescimento de 20,4% face ao ano anterior no primeiro semestre de 2021, com os gastos a nível mundial a atingirem os 18,4 mil milhões de dólares. Este crescimento deverá melhorar para 22% em 2022 até ao final do período previsto. Os Serviços Empresariais de IA não ficaram para trás em termos de crescimento, com um CAGR de 21,9% de cinco anos. Até 2025, a IDC espera que os gastos globais dos Serviços de IA atinjam os 52,6 mil milhões de dólares. "A IA continua a ser um motor-chave do investimento em IT, o que, por sua vez, aumenta os gastos em serviços relacionados para garantir uma adoção sustentável escalável", disse Jennifer Hamel, research manager de Analytics e Intelligent Automation Services. "A procura de competências especializadas no desenvolvimento e produção de soluções de IA impulsiona a expansão dos serviços de IT, enquanto a necessidade de estabelecer a organização certa, governance, processos de negócios e estratégias de talento adequadas potencia os gastos em serviços de negócio", completa. Relativamente ao Software e Serviços, a categoria de Hardware de IA foi a que mais cresceu em termos de quota de mercado no primeiro semestre de 2021, com um salto de 0,5%. Prevê-se que atinja 5% da quota de mercado em 2022, com um crescimento homólogo de 24,9%. O Armazenamento de IA registou um crescimento mais forte em relação ao Servidor de IA durante o primeiro semestre de 2021. No entanto, esta tendência será invertida em 2022, prevendo-se um crescimento de 26,1% em comparação com o crescimento de 19,7% para o Armazenamento de IA. Em termos de gastos, a categoria de Servidor de IA detém mais de 80%. "De todos os gastos nos vários segmentos de mercado de IA, o Hardware de IA é de longe o menor", disse Peter Rutten, research vice-president, Performance Intensive Computing da IDC. "O que isto deve dizer às organizações é que o hardware construído para a IA é absolutamente contraproducente, especialmente dada a procura de computação em rápido crescimento do aumento do tamanho e complexidade dos modelos de IA", conclui. |