A portuguesa Optimizer foi a responsável pelo projeto “Round Trip Without sleep”, desenvolvido em parceria com o IPCA– Instituto Politécnico de Cávado e do Ave
Os motoristas da AveiroBus, rede de transportes operada pela Transdev Portugal, são os primeiros profissionais a testar este novo sistema de prevenção de acidentes. O projeto da Optimizer carateriza-se pela capacidade de detectar precocemente sinais de sono e fadiga, alertando os condutores para a necessidade de parar e descansar. "Pela primeira vez a nível mundial será aplicada ao setor dos transportes uma solução tecnológica capaz de identificar o sono e a fadiga precocemente, ou seja, 5 a 10 minutos antes de a pessoa apresentar manifestações fisiológicas daqueles sintomas, o que constitui um avanço extremamente importante em matéria de segurança rodoviária", refere Jorge Machado, gestor de qualidade, ambiente e segurança da Transdev. A deteção da fadiga é realizada através de uma pulseira, que mede e monitoriza em tempo real e de forma contínua a temperatura corporal, o espaçamento dos batimentos cardíacos e a humidade da pele do condutor, identificando alterações nos padrões de vigília e emite um aviso. Jorge Machado reforça que "o sono e a fadiga dos condutores têm como consequências fisiológicas o deficit de atenção, reações mais lentas e uma menor capacidade de decidir corretamente. Se pensarmos que, a uma velocidade de 120 Km/h, um micro sono de apenas 3 segundos implica percorrer uma distância de 100 metros, a possibilidade de prever a aparição destes sintomas pode revelar-se fundamental para evitar acidentes". Para o responsável, a adoção deste sistema garante, não só, “uma maior segurança rodoviária, como permite ainda melhorar o planeamento das viagens dos motoristas e diminuir custos”. “Nos próximos dias, além dos motoristas da rede AveiroBus, vamos também contar com a aplicação do mesmo sistema em alguns serviços em linhas de longo curso a nível nacional”, revelou. Nos planos de curto prazo da Transdev está também a realização de um estudo aprofundado, em conjunto com a Optimizer e o IPCA, com vista a analisar padrões de sono, fadiga e stress, a partir dos quais se poderão retirar conclusões de grande utilidade para a transportadora rodoviária de passageiros, como, por exemplo, identificar quais as linhas e horários que mais stressam ou cansam os condutores, o que ajudará a implementar e otimizar soluções com vista a contornar aqueles fatores. De referir ainda que, de acordo com dados do Observatório da Prevenção Rodoviária, a fadiga dos condutores está na origem de cerca de 20% dos acidentes em Portugal. Já a Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) reporta que, em 2015, a sonolência foi a causa de 7% dos acidentes registados nas autoestradas portuguesas. |