Crescimento acelerado da IA Generativa impulsionará engenharia de software em dois anos

Um estudo da Capgemini indica que a IA Generativa será fundamental para o crescimento da indústria de software nos próximos dois anos, automatizando mais de 25% das tarefas de design, desenvolvimento e testes de produtos e soluções

Crescimento acelerado da IA Generativa impulsionará engenharia de software em dois anos

O “Turbocharging software with generative AI: How organizations can realize the full potential of generative AI for software engineering”, o mais recente estudo do Research Institute da Capgemini, revela que 80% dos profissionais deste setor acreditam que a automatização de tarefas repetitivas pela Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) irá transformar significativamente as suas funções, permitindo-lhes focar em tarefas de maior valor.

Além disso, mais de três quartos dos profissionais consideram que a IA Generativa pode facilitar a colaboração com equipas comerciais, compostas por talentos sem conhecimentos técnicos.

A adoção da IA Generativa na engenharia de software ainda está numa fase inicial, com 9 em cada 10 organizações a explorar esta área sem ainda atingir escala. No entanto, este estudo revela que as empresas que já adotaram iniciativas de IA Generativa estão a beneficiar em vários aspetos, como a impulsão da inovação (61%) e a melhoria da qualidade do software (49%). Além disso, regista-se um aumento da produtividade entre 7% e 18% em média nas funções de engenharia de software, com certas tarefas especializadas a obter uma economia de tempo de até 35%.

A maioria das empresas planeia usar o tempo economizado com a IA Generativa para impulsionar a inovação e reforçar as competências das suas equipas, em vez de reduzir postos de trabalho. Novas profissões, como programadores de Gen AI e técnicos de prompt, estão a surgir.

De acordo com o relatório, a IA Generativa também melhora a comunicação entre engenheiros de software e outras áreas de negócio, com 78% dos profissionais a acreditarem que facilita a colaboração. Contudo, 63% dos engenheiros utilizam ferramentas de IA não autorizadas, o que pode representar riscos de segurança.

Pierre-Yves Glever, Head of Global Cloud & Custom Applications da Capgemini, alerta, no entanto, para a necessidade de uma abordagem holística na adoção desta tecnologia.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.