A Gartner estima que cerca de cem milhões de consumidores vão fazer compras em realidade aumentada, tanto online como em loja, já em 2020
A Realidade Aumentada (RA) e a realidade virtual (RV) têm o potencial de agitar a experiência do cliente ao individualizar as ofertas dos retalhistas e permitir que os clientes visualizem os produtos em diferentes configurações. Até 2020, cem milhões de consumidores irão comprar em RA online e na loja, de acordo com a Gartner. “Os retalhistas estão cada vez mais sobre pressão para explicar o propósito das lojas físicas e assumir o controlo do processo de cumprimento e devolução para execução entre canais”, explica Hanna Karki, principal analista de investigação da Gartner. “Ao mesmo tempo, os consumidores estão a definir progressivamente o valor fornecido pelas experiências que recebem dos retalhistas. Como resultado dessas pressões, os retalhistas estão a voltar-se para RA e RV para oferecer aos clientes uma experiência de retalho unificada dentro e fora das lojas”. Uma pesquisa da Gartner indicou que, até 2020, 46% dos retalhistas planeiam implementar soluções de realidade aumentada ou virtual para atender aos requisitos de experiência de atendimento ao cliente. Para além disso, as tecnologias por trás dessas soluções avançaram de 15 a 30% ao longo do ciclo Gartner Hype nos últimos 12 meses. "O impacto da RA ou RV no retlho pode ser transformador", diz Karki. “Os retalhistas podem utilizar RA como uma extensão da experiência da marca para envolver os clientes em ambientes imersivos e gerar receita. Por exemplo, a aplicação do Ikea permite que os clientes coloquem virtualmente produtos Ikea no seu espaço. Além disso, a RA pode ser usado fora da loja após uma venda para aumentar a satisfação do cliente e melhorar a fidelidade”. Com as interfaces imersivas da RV, os retalhistas podem criar eficiências de tarefas ou reduzir os custos associados ao design de novos produtos. Também é possível melhorar a compreensão das informações através de tecnologias avançadas de visualização gráfica e simulação. |