Um estudo recente do IBM revela uma crescente desconfiança dos executivos C-suite na capacidade das suas equipas de IT para fornecer serviços básicos, enquanto se preparam para adotar a IA generativa
O IBM Institute for Business Value revela que apenas 47% dos executivos de tecnologia acreditam que as suas organizações de IT são eficazes nos serviços fundamentais, o que indica uma queda acentuada em relação a 2013. A preocupação com a infraestrutura tecnológica está a aumentar, com 43% dos líderes de IT a priorizarem a otimização para suportar a IA generativa, prevendo-se que, nos próximos dois anos, metade do orçamento seja alocado a cloud híbrida e Inteligência Artificial (IA) combinadas. De acordo com o estudo, a colaboração entre os CxO tecnológicos e os CFO é considerada essencial para o sucesso organizacional, mas a falta de integração entre tecnologia e finanças está a criar obstáculos. Apenas 39% dos líderes tecnológicos colaboram com os departamentos financeiros para alinhar os investimentos tecnológicos com os objetivos de negócio, o que é um fator determinante para o crescimento das receitas. A IA responsável também é uma prioridade, mas as empresas enfrentam dificuldades em implementar práticas adequadas de explicabilidade, privacidade, transparência e justiça em larga escala. O estudo indica que 41% dos líderes de IT estão preocupados com as regulamentações e a conformidade, mas a maioria vê as mudanças regulatórias como uma oportunidade. Por fim, a escassez de talento tecnológico é uma preocupação crescente. Embora 63% dos CxO de tecnologia reconheçam a importância de atrair e reter talentos para manter a competitividade, 58% enfrentam dificuldades em preencher funções essenciais. As pressões financeiras também são vistas como um obstáculo para investir em competências, levando muitos líderes a recorrer a parceiros comerciais para preencher a falta de especialização. |