Competitividade das empresas depende do tipo de cloud adequada

As organizações que migram para a cloud apenas para poupar custos correm o risco de perder as vantagens competitividade, salientando a necessidade de uma estratégia na migração de workloads

Competitividade das empresas depende do tipo de cloud adequada

Um relatório da Accenture identificou um pequeno grupo de organizações que estão a tratar a cloud como um novo modelo operacional para reinventar os seus negócios através de recursos inovadores e multicloud e, assim, obter maior valor para o seu negócio, além da economia de custos.

O relatório explica porque é que se deve olhar para a cloud como uma migração única para um destino estático, essencialmente como um data center mais barato e eficiente, limita a organização. Na verdade, o foco na economia de custos pode colocar as organizações em desvantagem competitiva em comparação com aquelas que usam a cloud de forma mais estratégica nas suas variadas formas, incluindo públicas, privadas e híbridas.

A maioria das organizações implementa, hoje, uma combinação de clouds públicas, privadas e híbridas, com pouca integração entre elas”, explica Karthik Narain, líder global da Accenture Cloud First. "Como resultado, a inovação, os dados e as melhores práticas alcançadas numa parte da organização não estão a beneficiar outras, dificultando a geração de valor. No entanto, uma pequena percentagem das organizações está a posicionar-se para alcançar o máximo valor da cloud em vê-la como um continuum de tecnologias que abrange diferentes locais e tipos de proprietários, com suporte de redes 5G e definidas por software para dar suporte às necessidades de mudança do negócio".

 O relatório revela que, embora as organizações estejam a planear migrar mais de dois terços das suas cargas de trabalho para a cloud, em média, nos próximos três a cinco anos, apenas metade está a utilizar todo o potencial da cloud nas suas várias formas. Para transformar as suas operações, a Accenture define as organizações líderes em cloud como "concorrentes em progressão", representando entre 12% e 15% da amostra, dependendo da região.

Estas empresas destacam-se por estender a experiência que ganharam com a cloud pública para os seus data centers privados e locais híbridos para transformar as operações do dia a dia. Como resultado, obtêm lucros substanciais e superam os seus concorrentes, e também estão muito melhor posicionados para enfrentar os problemas futuros.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.