CIO enfrentam desafios na implementação de IA

De acordo com a Gartner, os quatro desafios que os CIO enfrentam na obtenção de valor com IA são a dificuldade em gerar valor, a gestão de custos, a descentralização das capacidades de IA e os impactos comportamentais negativos

CIO enfrentam desafios na implementação de IA

Os resultados de um inquérito da Gartner revelam que 45% dos CIO na Europa, Médio Oriente e África (EMEA) são responsáveis por gerir uma estratégia de inteligência artificial (IA) nas suas empresas. No entanto, enfrentam quatro desafios emergentes que estão a dificultar a criação de valor pelos CIO com a IA.

Devido à inovação constante que está a acontecer na corrida aos fornecedores de tecnologia, os CIO sentem que estão sempre a viver o hype, enquanto a realidade da corrida aos resultados da IA – a dificuldade em obter valor – faz com que sintam que também estão encalhados”, refere Alicia Mullery, VP Research da Gartner, em comunicado.

De acordo com a Gartner, funcionários da EMEA declararam ter economizado uma média de 3,37 horas por semana graças ao uso de IA generativa. No entanto, nem todos os funcionários obtêm o mesmo grau de benefício com a utilização dessa tecnologia.

Mais de 90% dos CIO consideram que a gestão dos custos limita a sua capacidade de obter valor da IA para a sua empresa. A Gartner estima que, se os CIO não compreenderem como ajustar os custos da inteligência artificial generativa, podem cometer erros de 500% a mil por cento nos cálculos de custo.

Com a propagação da IA e dos dados por toda a empresa, estes recursos já não são centralizados e controlados diretamente pelo departamento de TI. Segundo a Gartner, 35% das capacidades de IA dos CIO são desenvolvidas pelas próprias equipas de TI. Isso significa que são necessárias novas abordagens para gerir e proteger o acesso aos dados, controlar as entradas e saídas de IA e fornecer valor de IA com segurança.

As reações intensas à adoção de IA no ambiente de trabalho pode levar a comportamentos indesejados que afetam negativamente o desempenho profissional dos colaboradores, como a inveja daqueles que utilizam inteligência artificial e a dependência excessiva das ferramentas de IA.

Contudo, poucas organizações gerem ativamente os resultados comportamentais, com apenas 13% dos CIO a afirmar que se concentra na mitigação dos potenciais impactos negativos da IA generativa no bem-estar dos funcionários.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.