De acordo com a Gartner, os quatro desafios que os CIO enfrentam na obtenção de valor com IA são a dificuldade em gerar valor, a gestão de custos, a descentralização das capacidades de IA e os impactos comportamentais negativos
Os resultados de um inquérito da Gartner revelam que 45% dos CIO na Europa, Médio Oriente e África (EMEA) são responsáveis por gerir uma estratégia de inteligência artificial (IA) nas suas empresas. No entanto, enfrentam quatro desafios emergentes que estão a dificultar a criação de valor pelos CIO com a IA. “Devido à inovação constante que está a acontecer na corrida aos fornecedores de tecnologia, os CIO sentem que estão sempre a viver o hype, enquanto a realidade da corrida aos resultados da IA – a dificuldade em obter valor – faz com que sintam que também estão encalhados”, refere Alicia Mullery, VP Research da Gartner, em comunicado. De acordo com a Gartner, funcionários da EMEA declararam ter economizado uma média de 3,37 horas por semana graças ao uso de IA generativa. No entanto, nem todos os funcionários obtêm o mesmo grau de benefício com a utilização dessa tecnologia. Mais de 90% dos CIO consideram que a gestão dos custos limita a sua capacidade de obter valor da IA para a sua empresa. A Gartner estima que, se os CIO não compreenderem como ajustar os custos da inteligência artificial generativa, podem cometer erros de 500% a mil por cento nos cálculos de custo. Com a propagação da IA e dos dados por toda a empresa, estes recursos já não são centralizados e controlados diretamente pelo departamento de TI. Segundo a Gartner, 35% das capacidades de IA dos CIO são desenvolvidas pelas próprias equipas de TI. Isso significa que são necessárias novas abordagens para gerir e proteger o acesso aos dados, controlar as entradas e saídas de IA e fornecer valor de IA com segurança. As reações intensas à adoção de IA no ambiente de trabalho pode levar a comportamentos indesejados que afetam negativamente o desempenho profissional dos colaboradores, como a inveja daqueles que utilizam inteligência artificial e a dependência excessiva das ferramentas de IA. Contudo, poucas organizações gerem ativamente os resultados comportamentais, com apenas 13% dos CIO a afirmar que se concentra na mitigação dos potenciais impactos negativos da IA generativa no bem-estar dos funcionários. |