Chief Experience Officer tem papel estratégico na experiência do cliente

A IDC revela novas perspetivas sobre o papel crescente da função de Chief Experience Officer na definição de estratégias de experiência do cliente em todos os setores

Chief Experience Officer tem papel estratégico na experiência do cliente

Com a crescente concorrência e as rápidas mudanças nas expectativas dos consumidores, o cargo de Chief Experience Officer (CXO) está a emergir como uma peça chave para alinhar tecnologia e operações, com o objetivo de melhorar a lealdade dos clientes e os resultados dos negócios, segundo o e-book recém-publicado da IDC, "Decoding the CXO".

O relatório da IDC explora como a digitalização está a transformar este papel. De acordo com Ornella Urso, Head of IDC's Retail Insights, “o CXO é um participante fundamental na definição da estratégia de experiência do cliente dentro da equipa de liderança e na quebra de silos de dados em toda a organização”.

A pesquisa da IDC destaca os desafios enfrentados pelos CXO, desde a baixa qualidade dos dados até a falta de integração entre operações de frontend e backend. Para enfrentar estas barreiras, 56% dos CXO estão a priorizar investimentos em customer data platforms (CDP), que oferecem uma visão integrada de 360 graus. Além disso, 53% das empresas estão a apostar em análises de envolvimento, como a análise de fala e web, para aprimorar as interações em tempo real.

Tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial (IA) generativa, também se apresentam como um catalisador para mudanças estratégicas, com 35% dos executivos a identificarem o seu impacto como significativo no futuro das iniciativas de experiência do cliente (CX).

O documento ressalta que, até 2026, 40% das empresas do índice Global 2000 integrarão iniciativas de experiência do colaborador nas suas estratégias de CX. Essa integração reflete a consciência crescente de que a experiência do cliente depende diretamente de uma força de trabalho satisfeita.

Assim, a visão omnichannel e o uso de ferramentas baseadas em IA posicionam o CXO não apenas como líder na relação com o cliente, mas também como um elemento central na criação de resiliência organizacional e alinhamento estratégico.

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