Durante o CES 2018, a Cisco anunciou uma parceria com a Hyundai Motor para o desenvolvimento do veículo do futuro – um carro hiperconectado. A Hyundai incluirá este veículo na sua gama de automóveis premium, a partir de 2019
Em 2016, a Cisco e a Hyundai tinham já revelado a intenção de trabalharem em conjunto no desenvolvimento de um automóvel com novas abordagens de comunicação. Através desta cooperação, as tecnológicas propuseram-se a dotar este automóvel de uma plataforma mais segura e flexível que traz soluções inteligentes melhorando a experiência em viagem. Através da combinação única dos conhecimentos sobre rede e setor automóvel, as duas empresas pretendem acelerar o passo da tecnologia e, em conjunto, alcançar um feito disruptivo na indústria automóvel. “Esta parceria vem, mais uma vez, reforçar o potencial da Inteligência Artificial, que tanto se falou no fim do ano passado, no âmbito da presença de Kevin Bandy em Portugal. Ao trabalharmos com a Hyundai no desenvolvimento de um carro hiperconectado reiteramos o pioneirismo e inovação que tanto valorizamos na criação de melhores e mais seguras experiências”, revela Sofia Tenreiro, diretora-geral da Cisco. Os fabricantes querem, assim, trazer para o mercado um automóvel do futuro, através de uma plataforma que irá trazer a inovação para dentro do veículo. Configurável, esta tecnologia pretende minimizar o tempo necessário para trazer novas competências para o mercado automóvel, afirmando-se como segura. Ao recorrer a uma arquitetura de Software Definido para Veículos (Software Defined Vehicle - SDV), a plataforma pretende oferecer segurança integrada e multinível, bem como a capacidade de incluir sensores a todos os extremos da rede. Ao disponibilizar serviços de IP e Ethernet, todos os dispositivos conectados farão parte de uma rede que, em juntamente com o veículo permitirão uma sinergia entre diferentes dispositivos e serviços. O lançamento desta plataforma marca o início da construção do novo futuro para ambos os fabricantes. Esta colaboração propõe integrar os data centers da Hyundai, garantindo acesso à informação em tempo real. Ao conectar os carros com as infraestruturas das cidades, conferindo-lhes a capacidade de comunicar, por exemplo, com estruturas de iluminação, ou parquímetros, a Cisco e a Hyundai reforçam o seu empenho na criação das plataformas, veículos e serviços do futuro. “A colaboração contínua do Grupo Hyundai Motor com tecnológicas de topo é uma oportunidade para explorar o nosso espírito inovador. Deste modo preparamo-nos para liderar o setor da mobilidade que enfrenta, agora, uma revolução sem precedentes. A nossa parceria com a Cisco é um exemplo brilhante do nosso compromisso, e em 2019 revelaremos o primeiro veículo equipado com tecnologias de ponta de hiperconectividade automóvel, desenvolvido pelas duas empresas”, afirma Seung-ho Hwang, vice-presidente e diretor do departamento de Inteligência Auto da Hyundai Motor. |