A Bosch desenvolveu um sistema baseado em cloud que capacita os veículos com dados meteorológicos e informação de sistemas de deteção de gelo e do estado das bermas em tempo real, para oferecer uma condução mais preditiva
Este pacote de serviços da Bosch deve ser lançado mundialmente em 2020, inicialmente com base em dados meteorológicos. À medida que mais e mais carros conetados aparecerem nas estradas, a capacidade, o volume e a cobertura do serviço aumentará. Os dados meteorológicos serão obtidos pela Foreca, numa parceria com a Bosch. “Estradas molhadas, neve, gelo – através dos serviços preditivos de condições da estrada, alertamos para perigos antes que as situações críticas possam ocorrer". Através da parceria com a Foreca é possível cruzar dados meteorológicos, o que significa que um veículo automatizado “saberá exatamente onde e como pode conduzir”, afirma Dirk Hoheisel , membro do conselho de administração da Bosch. Até ao nível 4 de condução autónoma, na escala estabelecida pela Sociedade de Engenheiros Automóveis (SAE), a decisão sobre se um carro pode assumir a tarefa de conduzir depende de fatores como o tipo de estrada, velocidade e condições ambientais. No futuro, o objetivo da Bosch é que esta decisão também será baseada nos seus serviços preditivos das condições das estradas. O veículo automatizado saberá em tempo real quais as condições ambientais a esperar. Se a rota for através da chuva, o veículo irá adaptar a velocidade com bastante antecedência e a um nível que exclui qualquer risco de aquaplanagem, permitindo parar em segurança, a qualquer momento. Este serviço da Bosch conta com um conceito multifásico. Até ao momento do lançamento, planeado para 2020, não se pode esperar que haja uma proporção suficientemente grande de veículos conectados nas estradas. A Bosch estima que só para cobrir os cerca de 80 mil quilómetros de autoestradas da Europa seriam necessários cerca de 20 milhões de carros conetados. Por esta razão, as previsões meteorológicas, fornecidas externamente serão numa fase inicial a única fonte confiável de informações, especialmente nas áreas rurais onde há menos tráfego. Isto só será possível graças à parceria estabelecida com a Foreca. A Foreca é uma das principais fornecedoras de informações meteorológicas do mundo, com duas décadas de experiência na previsão de condições meteorológicas na estrada. “Combinar a experiência da Foreca e da Bosch levará a uma nova era de previsão das condições da estrada. Ao contrário das previsões meteorológicas nos meios de comunicação, os serviços de condições viárias da Bosch têm em conta múltiplos cenários possíveis ”, adianta Petri Marjava, diretor de vendas da Foreca. |