Estudo refere que o setor bancário está a evoluir para um modelo mais ágil e centrado no cliente graças às tecnologias cloud impulsionadas por inteligência artificial
A NTT Datadivulgou um relatório focado no setor bancário intitulado “The Digital Horizon: Banking's Shift from Mainframe to AI-Driven Cloud Infrastructure” com o objetivo de analisar as mudanças mais significativas que a indústria enfrenta. As conclusões resultam de um inquérito realizado a 650 personalidades de entidades bancárias a nível mundial. O estudo oferece uma perspetiva abrangente sobre a modernização do setor e a sua trajetória para a inovação e transformação. A este respeito, o inquérito revela uma tendência transformadora: os bancos estão a colaborar cada vez mais com inteligência artificial e serviços cloud, motivados por vários desafios. Desafios que resultam das exigências dos consumidores, da regulamentação, dos novos intervenientes no mercado e da pressão competitiva dos avanços tecnológicos inovadores. Analisando as tendências reveladas pelos resultados, destacam-se vários pontos que vão moldar a evolução, transformação e modernização das entidades do setor:
José Manuel Pérez Bajo, Banking Partner da NTT DATA, refere, em comunicado, que “apesar de ser um desafio significativo, a condução da mudança também representa uma oportunidade para a transformação do setor bancário. Conhecer o contexto atual, as opções disponíveis e reconhecer os obstáculos facilita a modernização da tecnologia e torna-a mais clara e menos arriscada. A NTT DATA está a apoiar os seus clientes do setor com iniciativas relacionadas com a IA generativa, promovendo a evolução dos sistemas tradicionais e aproveitando os ambientes cloud para aumentar a segurança, melhorar a resiliência, inovar e modernizar”. Por sua vez, Marcos Cardeira, Diretor da área de banca da NTT DATA Portugal, acrescenta, também em comunicado, que “assistimos a uma profunda transformação no setor bancário. A migração do mainframe para cloud está no topo da agenda dos executivos. Esta modernização será acelerada com a Inteligência Artificial generativa através da modernização automática do código legacy, permitindo reduzir a dependência de profissionais especializados nas principais linguagens do mainframe, cada vez mais escassos. Por outro lado, também reforçará as vantagens desta transformação, nomeadamente na melhoria da qualidade do serviço prestado ao cliente através da customização da oferta ou da redução do tempo médio de contratação de produtos exigentes a nível de documentação”. |