O alerta consta de um relatório da Accenture, que contou com a participação de mais de 16 mil consumidores. O numerário continua a ser o método de pagamento tradicional mais utilizado pelos consumidores (66%)
Os bancos arriscam-se a perder até 83 mil milhões de euros nos próximos três anos caso não apresentem opções de pagamento inovadoras de forma mais rápida. De acordo com um relatório da Accenture – “Payments Gets Personal” – que contou com um inquérito a mais de 16 mil consumidores de 13 países da Europa, América do Norte, América Latina e Ásia, as formas de pagamento da próxima geração estão já a ganhar terreno face aos meios de pagamento tradicionais. Principais conclusõesTendo como principal objetivo perceber como é que os principais bancos podem aumentar a sua importância nos processos de transações e capitalizar as futuras inovações, o relatório identificou o risco de receitas de pagamento por todo o mundo: a América do Norte tem 34 mil milhões de dólares em risco, seguindo-se a América Latina com mais de 25 mil milhões de dólares e 24 mil milhões de dólares na Ásia/Pacífico. O caso europeu regista apenas mais de 4 mil milhões de dólares de receitas de pagamentos em risco, uma vez que mais de metade dos consumidores não recorre regularmente a cartões de crédito. Entre os métodos de pagamento tradicionais, o numerário continua a ser utilizado por 66% dos inquiridos, seguindo-se os cartões de débito (64%) e os cartões de crédito (48%). 56% dos inquiridos utiliza carteiras digitais. Os fatores externos como a inflação estão a influenciar as escolhas de pagamento: 31% dos utilizadores de cartões de crédito estão a considerar mudar o instrumento de pagamento. Quase metade dos inquiridos (42%) acredita que a biometria será amplamente usada até 2025, com 9% a afirmar estar disposto a utilizá-la como método de pagamento primário. “À medida que os consumidores reavaliam a forma como pagam e movimentam o seu dinheiro, os fornecedores de pagamentos tradicionais estão rapidamente a perder a sua posição sobre a experiência de pagamentos dos clientes para os novos operadores no mercado”, explica Sulabh Agarwal, Global Payments lead da Accenture. De forma a fazer frente a esta realidade, o relatório da Accenture recomenda várias estratégias, entre elas estabelecer as parcerias, garantir a simplicidade e rapidez das aplicações e carteiras digitais e colocar os bancos no centro do dia-a-dia digital dos consumidores. Sulabh Agarwal defende que este “é o momento de os bancos colocarem uma aposta no terreno e de implementarem uma estratégia para defenderem as suas principais receitas de pagamentos”. |