Auscultação para a Agenda Nacional de Inteligência Artificial arranca esta semana

A primeira fase de auscultação para a criação da Agenda Nacional de Inteligência Artificial começa esta semana, com sessões públicas em três cidades portuguesas

Auscultação para a Agenda Nacional de Inteligência Artificial arranca esta semana

A Agência para a Modernização Administrativa promove, de 15 a 17 de janeiro, três sessões públicas para recolher contributos de cidadãos e empresas sobre a Agenda Nacional de Inteligência Artificial. Os eventos, que se realização em Lisboa, Évora e no Porto (respetivamente nas datas indicadas), visam envolver a população no processo de definição das prioridades da estratégia nacional, que será apresentada no final de março de 2025.

A participação nas sessões está aberta a todos os interessados, com inscrições feitas através deste questionário online.

A Agenda Nacional de Inteligência Artificial, que faz parte da Estratégia Digital Nacional aprovada pelo Governo em dezembro de 2024, tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento e a aplicação da Inteligência Artificial (IA) em Portugal. A iniciativa focar-se-á em três eixos principais: talento, inovação e investigação, e infraestrutura. As ações previstas para a Agenda incluem o lançamento de AMÁLIA - o primeiro modelo linguístico de inteligência artificial em grande escala, em português -, a implementação de uma Fábrica de Inteligência Artificial no país, bem como a aquisição de capacidade de computação a ser utilizada para desenvolvimento tecnológico relacionado com a Inteligência Artificial.

A auscultação será complementada com uma consulta pública online através do portal participa.gov.pt, a partir de 30 de janeiro, e com uma consulta pública adicional no consultalex.gov.pt durante o mês de março. Esta abordagem integradora garante que as futuras iniciativas de IA sejam alinhadas com as diretrizes da Estratégia Digital Nacional, ao promover sinergias que fortaleçam o impacto das ações no desenvolvimento tecnológico nacional.

Além disso, foi criado um Comité de Acompanhamento Especializado composto por peritos da área de Inteligência Artificial para acompanhar a criação e execução da Agenda.

A primeira reunião deste grupo, presidido por Arlindo Oliveira, teve lugar esta terça-feira, dia 13 de janeiro.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.