O inquérito da IDC revelou também que a capacidade da inteligência artificial generativa tem para processar, compreender e extrair o valor de diversas fontes é a sua verdadeira vantagem
O mais recente inquérito da IDC a consumidores de tecnologia concluiu que as três áreas em que a Inteligência Artificial (IA) generativa poderá ter um maior impacto nas suas futuras posições competitivas ou nos seus modelos de negócio são a tomada de decisões relacionadas com tecnologia, os sistemas financeiros e operacionais e o envolvimento; e a experiência e o apoio ao cliente. Na América do Norte, os consumidores consideram que os sistemas financeiros e operacionais e a área de negócios vão ser mais afetadas pela IA generativa, os consumidores da Europa ocidental assinalam a tomada de decisões tecnológicas de IT e das linhas de negócio vão ser as áreas onde esta tecnologia vai ter maior impacto. Na região da Ásia/Pacífico, os inquiridos indicaram que a inteligência artificial generativa irá afetar mais a área do envolvimento, a experiência e o apoio ao cliente. “Os resultados do inquérito confirmam que a aplicação da IA generativa nas funções empresariais será ampla e o seu impacto irá abranger uma vasta gama de áreas competitivas e de modelos de negócio”, refere Matt Acaro, Research Director na Computer Vision AI Tools and Technology da IDC. Além das três áreas que os consumidores identificaram, o inquérito incluiu outras áreas de negócio para consideração dos inquiridos: aquisição de clientes e vendas; conceção e desenvolvimento de produtos; tomada de decisões com base em dados; e talento e contratação de funcionários. |