As 12 tecnologias que vão moldar o futuro das empresas até 2030

A Gartner destaca a importância de tecnologias inovadoras, como a IA generativa, que transformará a forma como interagimos com aplicações empresariais, e a Earth intelligence, que permitirá uma monitorização detalhada de ativos a nível global

As 12 tecnologias que vão moldar o futuro das empresas até 2030

A Gartner identificou 12 inovações tecnológicas que poderão definir o futuro dos sistemas empresariais. Os líderes tecnológicos devem dar prioridade a estas tecnologias nos próximos cinco anos, uma vez que oferecem oportunidades a curto prazo e acabarão por se tornar padrão em todas as empresas.

Os líderes tecnológicos devem agir agora para obter uma vantagem pioneira com estas tecnologias”, refere Bill Ray, Distinguished VP Analyst da Gartner. “Avanços inovadores, como a arquitetura de código baseada em Inteligência Artificial (IA) generativa, a segurança contra desinformação e a Earth intelligence, proporcionarão a diferenciação necessária para ajudar as empresas a destacarem-se em termos de dados e ofertas de produtos”.

De acordo com a Gartner, cada inovação disruptiva é significativa por si só, mas, em conjunto, começam a definir soluções emergentes mais abrangentes para novas práticas empresariais. Por exemplo, o avanço das tecnologias de IA generativa permitirá o desenvolvimento de novas soluções em Earth intelligence e simulação de negócios, impulsionar o crescimento de modelos de linguagem específicos de domínio e conduzir à criação de ferramentas com melhor desempenho.

As soluções de inteligência artificial generativa estão a transformar profundamente a forma como os utilizadores interagem com aplicações empresariais. Ao substituírem interfaces sequenciais baseadas em formulários por interações mais naturais e multimodais, estas tecnologias permitirão cenários de utilização mais intuitivos e eficientes. A Gartner prevê que, até 2029, mais de metade das interações com processos de negócio tirarão partido de large language models para ultrapassar a tradicional camada de interface de utilizador.

Paralelamente, a segurança contra desinformação está a emergir como uma nova disciplina essencial para as empresas, focando-se em ameaças externas, como deepfakes e falsas representações, com previsão de adoção por mais de 50% das organizações até 2030.

Por outro lado, a Earth intelligence está a ganhar destaque ao utilizar IA para analisar dados provenientes de satélites, fontes aéreas e terrestres, permitindo a monitorização detalhada de ativos e atividades globais. Esta tecnologia fornece insights acionáveis – desde a produção global de recursos naturais até à monitorização da saúde agrícola – e é aplicável a diversos setores para apoiar decisões estratégicas. A Gartner antecipa que, até 2028, 80% dos ativos à superfície da Terra estarão sob vigilância por satélites ativos, refletindo a crescente importância deste mercado, atualmente dividido entre operadores de dados, analistas e fornecedores de insights específicos por setor.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.