A app Visitar, desenvolvida de Stratups da IT People Innovation, que promove o património cultural e histórico português através da Realidade Aumentada, foi a vencedora do Concurso de Inovação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
O Santa Casa Challenge, um evento que procura encontrar as melhores soluções tecnológicas para as quatro áreas de intervenção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa: Saúde, Ação Social, Cultura e Património e Economia Social - de modo a estimular a inovação social digital e o empreendedorismo social. Com o objetivo de criar uma maior ligação entre as pessoas e o património, a Visitar utiliza a Realidade Aumentada para acrescentar elementos virtuais à realidade, fazendo com que o património ganhe vida, numa experiência acessível através de um dispositivo móvel. Com a app, desenvolvida pela incubadora de startups da IT People Innovation, é possível interagir com hologramas ao longo do percurso de um museu ou exposição, explorar artefactos com imagens e modelos 3D, aceder a conteúdos exclusivos a partir de uma pintura, ou até mesmo ganhar visão Raio X e descobrir o interior dos elementos em exposição ou de um monumento. Depois de ser sido eleita como um dos três projetos finalistas do Santa Casa Challenge na área de Cultura e Património, a empresa fez o seu Pitch final, que lhe valeu o prémio de 5 mil euros e um Alpha Pack para o Web Summit 2017, no valor de 1.950€. A app Visitar foi desenvolvida através da Tandem Innovation, uma spin off da IT People Innovation, que investe e dá apoio a empreendedores na área da Realidade Aumentada para desenvolverem os seus negócios ao mesmo tempo que usufruem do aconselhamento e expertise da empresa. |