Um estudo global realizado pelo IBM Institute for Business Value revela que os executivos das indústrias de retalho e produtos de consumo estão a redefinir a forma como abordam a inteligência artificial, com previsões que apontam para um aumento significativo dos investimentos em áreas fora das operações tradicionais de IT nos próximos anos
O relatório do IBM Institute for Business Value, intitulado “Embedding AI in Your Brand's DNA”, destaca que as empresas deste setor preveem investir, até 2025, em média 3,32% das suas receitas em Inteligência Artificial (IA), o que corresponderá a 33,2 milhões de dólares por ano para uma empresa de 1.000 milhões de dólares. A utilização de IA será focada em áreas como o serviço ao cliente, operações da supply chain, recrutamento de talentos e inovação em marketing, refletindo a expansão da IA para além das aplicações tradicionais de IT. A adoção de IA está a crescer rapidamente, com 81% dos executivos e 96% das suas equipas a utilizarem a tecnologia de forma moderada ou significativa. Além disso, 82% dos inquiridos indicam a intenção de alavancar a IA em casos mais sofisticados, como o planeamento empresarial integrado, até 2025. A transformação da força de trabalho também está em andamento, com 31% dos funcionários a precisarem de aprender novas competências para trabalhar com IA no próximo ano, uma percentagem que poderá subir para 45% dentro de três anos. Apesar de 87% dos executivos afirmarem ter frameworks de governança claras para a IA, menos de 25% têm ferramentas plenamente implementadas para gerir riscos como viés, transparência e segurança. Este dado evidencia uma lacuna crítica na supervisão operacional da tecnologia. |