Aposta forte em inteligência artificial para o futuro das marcas de retalho

Um estudo global realizado pelo IBM Institute for Business Value revela que os executivos das indústrias de retalho e produtos de consumo estão a redefinir a forma como abordam a inteligência artificial, com previsões que apontam para um aumento significativo dos investimentos em áreas fora das operações tradicionais de IT nos próximos anos

Aposta forte em inteligência artificial para o futuro das marcas de retalho

O relatório do IBM Institute for Business Value, intitulado “Embedding AI in Your Brand's DNA”, destaca que as empresas deste setor preveem investir, até 2025, em média 3,32% das suas receitas em Inteligência Artificial (IA), o que corresponderá a 33,2 milhões de dólares por ano para uma empresa de 1.000 milhões de dólares. A utilização de IA será focada em áreas como o serviço ao cliente, operações da supply chain, recrutamento de talentos e inovação em marketing, refletindo a expansão da IA para além das aplicações tradicionais de IT.

A adoção de IA está a crescer rapidamente, com 81% dos executivos e 96% das suas equipas a utilizarem a tecnologia de forma moderada ou significativa. Além disso, 82% dos inquiridos indicam a intenção de alavancar a IA em casos mais sofisticados, como o planeamento empresarial integrado, até 2025. A transformação da força de trabalho também está em andamento, com 31% dos funcionários a precisarem de aprender novas competências para trabalhar com IA no próximo ano, uma percentagem que poderá subir para 45% dentro de três anos.

Apesar de 87% dos executivos afirmarem ter frameworks de governança claras para a IA, menos de 25% têm ferramentas plenamente implementadas para gerir riscos como viés, transparência e segurança. Este dado evidencia uma lacuna crítica na supervisão operacional da tecnologia.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.