AMA lança chatbot assente em IA generativa

Em parceria com a Microsoft, a Daredata e a Defined.ai, a AMA desenvolveu um chatbot com o objetivo de humanizar o apoio ao cidadão

AMA lança chatbot assente em IA generativa

A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) apresentou esta sexta-feira um chatbot com um avatar realista que reconhece e reproduz texto e voz, para responder a questões dos cidadãos portugueses sobre a Chave Móvel Digital (CMD).

O projeto assenta em tecnologia Azure OpenAI, desenvolvido através de uma parceria entre a Microsoft, a DareData Engineering e a Defined.ai, num evento que conta com a presença do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo. 

A partir de agora passa a ser possível garantir aos cidadãos, através da homepage do portal do ePortugal, um atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, conectando-os à CMD por meio de dispositivos móveis e desktop. 

João Dias, Presidente da Agência para a Modernização Administrativa, adiantou que “este projeto visa marcar significativamente um ponto de viragem na transformação digital dos serviços públicos em Portugal, e é um dos elementos da nova estratégia de atendimento do futuro que a AMA está a desenvolver. O objetivo é promover uma maior aproximação entre o Estado e os cidadãos, através da tecnologia mais transformadora do nosso tempo, a Inteligência Artificial Generativa”. 

Andrés Ortolá, Diretor-Geral da Microsoft Portugal, refere que “Portugal tem estado na vanguarda do desenvolvimento de soluções e casos de uso assentes em grandes modelos de linguagem. É extraordinário ver o dinamismo do nosso ecossistema. O objetivo da Microsoft é democratizar os avanços em IA através da nossa cloud, para ajudar pessoas e organizações a serem mais produtivas e a resolverem os problemas mais prementes da sociedade. Porque estamos empenhados em tornar real a promessa da IA - e a fazê-lo de forma responsável -, é um orgulho ver a nossa tecnologia ser aplicada para oferecer melhores serviços aos cidadãos portugueses”.

A solução, alojada na cloud Microsoft Azure, assenta no modelo GPT 3.5 turbo – o mesmo que serve de base ao ChatGPT, da OpenAI -, e é capaz de compreender texto falado e escrito em Português, respondendo também através de voz e texto, graças ao recurso a tecnologia de conversão speech to text e text to speech. Recorre ainda a Azure Cognitive Search e Azure Cosmos DB, que permitem o serviço de pesquisa sobre a base de conhecimento da CMD, e o arquivo do contexto das interlocuções com os cidadãos, respetivamente. 

A partir de dia 26 de maio, esta solução está disponível na página do serviço da Chave Móvel Digital, e embora se encontre ainda em base beta, este novo assistente virtual terá nesta plataforma o seu serviço piloto, sendo transversal a todos os serviços públicos no futuro.  A solução foi desenvolvida com recurso ao financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.