Desenvolvida, em parte, por formandos da agap2IT Academy, a plataforma de formação com modelo de negócio de conteúdos Knowledge Box (KBox) junta empresas, "gurus" e utilizadores
Com lançamento marcado para o final do ano, a KBox inclui um modelo de negócio e proposta de valor que pretende ligar empresas (que podem criar, publicar, comprar e vender conteúdos na Kbox), "gurus" (que podem comprar e vender conteúdos, tendo especial destaque dentro da comunidade) e utilizadores finais (que podem consumir os conteúdos de formação). “A crise económica enfraqueceu a competitividade da indústria europeia. Daí resultaram várias consequências ao nível económico e social, tal como um aumento do desemprego, mudanças rápidas ao nível de exigências laborais e uma necessidade cada vez maior do indivíduo ter que enriquecer os seus conhecimentos para fazer face a estas exigências. Uma das principais abordagens para enfrentar esta situação centra-se na disponibilização de formação especializada e profissionalizante. Neste contexto, as plataformas de e-learning estão a assumir uma posição importante, dado permitirem um acesso mais flexível a conteúdos de formação”, comenta Ricardo Schiller Pinto, head of research and development da agap2IT. Com a KBox, as empresas tornam-se intermediários de conteúdos de formação, podendo distribuí-los e comercializá-los na plataforma. Este espaço para as empresas facilita o processo de formação de colaboradores, bem como a comercialização de conteúdos, caso exista interesse nessa vertente. Todos estes serviços possuem um modelo de “pay-as-you-go”, pelo que se paga apenas o que se utilizou. Adicionalmente, o maior objetivo da Kbox é ser um centralizador de certificações validáveis e verificáveis, permitindo a construção de perfis corroborados por certificações obtidas na plataforma. |