Adoção de IA generativa em empresas cresceu para 75% em 2024

O estudo destaca a produtividade como o principal benefício da implementação de inteligência artificial nas empresas, apesar dos desafios com competências técnicas e segurança de dados

Adoção de IA generativa em empresas cresceu para 75% em 2024

Segundo o estudo da IDC encomendado pela Microsoft, "The Business Opportunity of AI", o número total de empresas a nível global a utilizar soluções de Inteligência Artificial (IA) generativa cresceu para 75% em 2024, quando comparado com os 55% registados no ano passado.

De acordo com os líderes executivos e decisores na área de IA questionados para este estudo, a utilização de inteligência artificial no contexto das empresas tem sido um fator-chave para o crescimento dos negócios em todos os setores de atividade.

O estudo também revela que o setor financeiro, seguido pelos media e telecomunicações, mobilidade, retalho e consumo, energia, indústria, saúde e educação aqueles que estão a obter um maior retorno de investimento (ROI). Outra conclusão apresentada pelo estudo demonstra que os processos de implementação de soluções de IA demoraram, em média, oito meses.

Segundo o novo estudo, prevê-se que a maioria das empresas entre mais no universo da IA, deixando para trás a adoção de soluções de IA pré-desenvolvidas para apostar em ferramentas personalizadas e adaptadas ao contexto de cada uma das empresas.

Estamos num ponto de viragem no desenvolvimento de agentes autónomos e a iniciar uma jornada de evolução onde passamos de utilizar apenas assistentes e copilotos padrão – que apoiam a obtenção de conhecimento e a geração de conteúdo – para agentes de IA personalizados e capazes de executar workflows complexos e variadas etapas num mundo digital”, declara Ritu Jyoti, Vice-Presidente e Diretora-Geral na área de Worldwide AI, Automation, Dara and Analytics Research da IDC.

O estudo salienta que a produtividade é o principal resultado identificado pelas empresas ao utilizarem soluções de IA, com 33% dos inquiridos a destacarem este aspeto (36% na Europa Ocidental). A investigação mostra que 92% dos utilizadores de IA têm como objetivo aumentar a produtividade, e 43% afirmam que os casos de uso de produtividade proporcionaram o maior retorno sobre o investimento.

Apesar da expansão da IA nos negócios, a principal barreira à sua implementação é a falta de competências técnicas e de utilização diária de IA pelos trabalhadores. Segundo os líderes questionados, 30% das empresas carecem de competências internas especializadas em IA, e 26% não têm colaboradores com as habilidades necessárias para trabalhar com inteligência artificial. Este cenário já tinha sido identificado pela Microsoft, no estudo Work Trend Index, onde 55% dos líderes empresariais expressaram preocupação com a falta de talento qualificado para as funções de IA.

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