Adecco Portugal aposta na RPA com o Robô Manuel

A Adecco apostou recentemente num projeto que envolve a tecnologia Robotics Process Automation, com o objetivo de facilitar o trabalho dos seus colaboradores, a primeira iniciativa de RPA da Adecco Portugal

Adecco Portugal aposta na RPA com o Robô Manuel

O “robô Manuel”, como é carinhosamente apelidado, é o primeiro projeto de Robotic Process Automation da Adecco Portugal, a funcionar em pleno desde setembro do corrente ano com um registo de 10% de aumento na produtividade da empresa especialista em Recursos Humanos.

Integrado na equipa de recrutamento da Adecco Portugal, é o primeiro assistente ao recrutador, com o objetivo de otimizar procedimentos, através de tarefas que se espera sejam realizadas com rigor e eficiência, e “libertar” os colaboradores para tarefas que agregam mais valor à empresa. 

“Esta nova solução de automação veio preencher uma lacuna e uma função que não existia, mas que é fundamental nesta área. Ao realizar a automação de processos, complementa o trabalho da equipa de recrutamento e otimiza-o, ao levar a cabo tarefas morosas e repetitivas, de forma célere”, explica Vanda Santos, diretora da área de Serviço e Desenvolvimento da Adecco.

Neste momento, o “Manuel” está assignado a tarefas específicas de análise de Bases de Dados, interação com os candidatos e verificação e preenchimento automático de anúncios de emprego em websites da marca e externos. 

O “Manuel” tem a capacidade de analisar a informação das Bases de Dados de candidatos Adecco, preenchida pelos próprios, e avaliar aqueles que necessita contactar para obter mais informação, relevante para uma boa triagem e para garantir que todos os candidatos estão em idênticas condições no momento da seleção e candidatura a vagas específicas.

Numa segunda fase de procedimento e acordo com essa análise, pode interagir via correio eletrónico com os candidatos, para garantir que a informação relevante é completa.  A título exemplificativo, tem a capacidade de enviar 134 emails em 7 minutos.

“Com o suporte desta solução de RPA conseguimos facilmente padronizar processos, criar consistência nos processos, otimizar tempo, garantir que a informação relevante e atual está 100% atualizada e disponível", acrescenta Vanda Santos.

Quanto aos resultados obtidos até agora, a diretora da área de Serviço e Desenvolvimento da Adecco avança que “a qualidade da informação disponibilizada pelos candidatos melhorou substancialmente, o que permitiu aumentar a rapidez e assertividade na pesquisa dos mesmos. Com as tarefas atualmente desempenhadas pelo ‘Manuel’, a produtividade aumentou 10% nesta fase inicial, sendo que o objetivo é continuarmos a ‘formar’ o nosso ‘Manuel’ para que o seu contributo seja cada vez mais impactante”.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.