Ao possibilitar a automatização de tarefas, a RPA tem desempenhado um papel essencial na transformação digital das empresas
Já lá vão os “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin, onde o dia a dia dos trabalhadores passava pela repetição exaustiva de processos burocráticos. Hoje, a tecnologia possibilita a automação das tarefas repetitivas – como o envio automático de emails, o atendimento ao cliente e a automatização de pagamentos e da faturação –, permitindo às organizações aproveitar ao máximo a mão de obra humana em atividades de elevado valor acrescentado. A Robotic Process Automation (RPA) tem desempenhado um papel fundamental na transformação digital das organizações e na evolução contínua dos negócios. Com o advento dos novos contextos laborais, impulsionado em grande parte pela pandemia, a implementação da RPA está em constante crescimento e, de acordo com a Gartner, poderá triplicar até 2024 a nível mundial. Entre os benefícios da RPA, destacam-se a economia do tempo e dos custos, a disponibilidade 24/7, a melhoria da segurança de informação e a libertação dos profissionais para tarefas inovadoras. A automatização dos processos fomenta também a produtividade das organizações, permitindo ajustar a quantidade de robots consoante as necessidades empresariais e diminuindo substancialmente a margem de erro, muitas vezes agravada pelo cansaço e desmotivação dos trabalhadores. No entanto, o investimento inicial necessário para a implementação da RPA e formação das equipas é um desafio a ser enfrentado pelas organizações na sua jornada de transição digital. Além disto, a transparência é um fator-chave ao longo deste processo e a total abertura do cliente é essencial para o seu sucesso. Em Portugal, as organizações estão cada vez mais interessadas na tecnologia da RPA e, por isso, procuram um aconselhamento especializado e soluções personalizadas. Desta forma, o apoio de um parceiro é indispensável para uma implementação bem-sucedida do processo de automatização no seio das organizações.
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