Um estudo global da Salesforce revela que 40% dos cidadãos afirma ter dificuldades em interagir com os sistemas e instituições governamentais
A Salesforce apresentou os resultados de um novo estudo global realizado através de um inquérito mais de 15 países. Os cidadãos e eleitores dos mercados inquiridos concordam que existe um espaço para melhorias no que diz respeito aos serviços públicos, com quase metade dos inquiridos (40%) a afirmar ter dificuldades com as interações governamentais. No entanto, o estudo indica um apoio dos eleitores e cidadãos à implementação de soluções de Inteligência Artificial (IA), com 90% dos inquiridos a afirmar que utilizariam um agente de IA para interagir com o seu governo. Os agentes de IA apresentam uma oportunidade para os governos poderem reforçar a confiança dos serviços públicos, simplificando e acelerando os tempos de resposta. Face às restrições orçamentais, os agentes podem aumentar as capacidades dos funcionários públicos e servir melhor os seus eleitores, sem terem de aumentar drasticamente a dimensão das equipas. “As soluções de IA, como a plataforma de trabalho digital Agentforce da Salesforce, podem ajudar os governos a otimizarem e escalarem os serviços, para melhor satisfazerem as necessidades dos seus cidadãos”, refere Nasi Jazayeri, vice-presidente executivo e diretor geral do setor público, Industries Cloud, Salesforce. “Enquanto os líderes se reúnem em Davos, esta é uma grande oportunidade para que haja uma união entre os setores público e privado, para explorarem a forma como as agentes podem ajudar a comunidade global a atingir os seus objetivos mais urgentes”, acrescentou. Segundo o estudo apresentado pela Salesforece, 40% dos inquiridos considera que é difícil interagir com serviços público quando precisam de ajuda, e menos de metade dos inquiridos considera fácil compreender quais os serviços públicos (42%) e os programas de assistência pública (46%). As principais melhorias na prestação de serviços que os cidadãos desejam são a redução do número de passos para satisfazer as suas necessidades e uma resposta mais rápida às suas necessidades. De acordo com os resultados do estudo, 90% dos inquiridos a nível mundial afirmam que utilizariam um agente de IA para interagir com o setor público e os inquiridos priorizam três fatores que consideram a utilização de agentes de IA no setor público, com 47% a afirmar a importância de uma disponibilidade de acesso 24 horas por dia, 44% consideram que a implementação de agentes de IA pode ajudar no acesso eficiente a recursos do estado e 40% acredita que pode reduzir o número de sites e passos necessários para satisfazer as suas necessidades. |