De acordo com o mais recente relatório da Salesforce, pouco mais de metade dos líderes das pequenas e médias empresas portuguesas consideram que acompanhar o panorama de mudanças tecnológicas é um desafio
A Salesforce revelou os dados do seu relatório Small & Medium Businness Trends. Os resultados contêm dados específicos sobre o mercado português, demonstrando que a maioria das pequenas e médias empresas portuguesas que já utilizam a inteligência artificial (IA) nas suas operações reportam ganhos de receitas. Com base nas respostas de mais 3350 líderes de pequenas e médias empresas de 26 país, incluindo Portugal, o relatório destaca de que forma é que as PME estão a utilizar a IA para impulsionar o seu crescimento. Segundo os resultados apresentados, a adoção de inteligência artificial continua a crescer entre as PME a nível global, com 75% das empresas a experimentar ou a implementar IA. No território português, 65% das PME já estão a utilizar ou a testar esta tecnologia, dando destaque aos benefícios na produtividade e na experiência do cliente. Além disso, 88% das pequenas e médias empresas nacionais relatam aumentos de receita, com 52% dos líderes dessas empresas a temerem ficar atrasados no que diz respeito à inteligência artificial. No entanto, a crescente complexidade tecnológica constitui-se também como um obstáculo significativo para as PME. Em Portugal, 56% dos líderes de PME referem que acompanhar as mudanças tecnológicas é um desafio, e 44% afirma não ter tempo para dominar todas as tecnologias que a empresa usa. Adicionalmente, 77% das pequenas e médias portuguesas consideram que se melhorassem a qualidade dos seus dados conseguiriam aumentar ainda mais as receitas. Nesta era da IA, a confiança é tida como um fator fundamental. A confiança do consumidor nas marcas está em níveis baixos, obrigando as PME a dar prioridade às parcerias de confiança, num mundo cheio de riscos de segurança e rápidas mudanças tecnológicas. 85% das PME portuguesas revelaram estar dispostas a gastar mais em tecnologia de fabricantes de confiança. As principais preocupações das PME nacionais em relação à IA estão relacionadas com as questões de segurança, com problemas éticos e com a má qualidade dos dados. “A IA e os agentes autónomos estão já a transformar o que é possível, em áreas de negócios que vão do marketing às vendas, ou dos serviços ao mercado”, declara Kris Billmaier, vice-presidente executivo da Salesforce. “As pequenas e médias empresas que adotam a IA estão já a registar um retorno significativo, duplicando inclusivamente os seus investimentos”, conclui. |