Segurança, gratuidade, facilidade de utilização e rapidez são os principais motivos para a escolha de um meio de pagamento
Quando são realizadas algumas transações na esfera digital, a identificação do cliente é um processo inevitável que tem sido resolvido em tempo real através de processos diferentes e demorados. Hoje em dia, 88% da população considera necessária a adoção de uma identidade digital única para a autenticação de pagamentos, seja a nível nacional (28%), regional (30%) ou global (30%). De acordo com o relatório da Minsait Payments, esta necessidade de se criar uma identidade digital diferente para cada aplicação ou site existe porque os sistemas de identificação utilizados têm defeitos significativos, como por exemplo: não estão disponíveis para toda a população, são limitados a serviços públicos e, no caso da União Europeia, não garantem o acesso transfronteiriço sem interrupções. A principal motivação dos agentes da indústria para a promoção de uma identidade digital está relacionada com a segurança e com a simplicidade que grande parte da população exige. 45% dos inquiridos julga que a simplificação e a uniformização da autenticação digital poderá impulsionar esta inovação. 28% dos inquiridos refere que a motivação é facilitar a interoperabilidade segura entre serviços e plataformas. Sobre as aplicações de Inteligência Artificial (IA), 40% considera que a IA será utilizada para esta identidade digital. No entanto, não é a aplicação que se destaca já que 81% dos inquiridos afirma que a função principal da inteligência artificial será a segurança e a prevenção de fraudes. De seguida fica a análise de risco com 52%, a automação de processos com 43% e a personalização com 38%. A segurança e a prevenção de fraudes são condições essenciais para a implementação de inovações e novas experiências de pagamento, algo que as pessoas consideram inatos. Por isso, a segurança, a facilidade de utilização, a gratuidade e a rapidez são os motivos principais que determinam a escolha do meio de pagamento. |