70% das grandes empresas de retalho estarão no metaverso até 2027

Os eventos interativos e o marketing de influência estão entre algumas das estratégias apontadas pela XChannel para estes ambientes virtuais

70% das grandes empresas de retalho estarão no metaverso até 2027

O metaverso é já uma realidade para muitas empresas que apostam nestes mundos virtuais para chegar a cada vez mais consumidores. 

O mercado retalhista será um dos primeiros a afirmar-se no mundo do metaverso.

De acordo com o Baufest, 70% das grandes empresas deste setor – e que mais vendem dentro do e-commerce – vão estar no metaverso até 2027. Um dos exemplos é a marca de roupa de luxo Gucci que oferece já experiências neste mundo virtual ao vender acessórios de avatar digital na Roblox.

O metaverso é visto por muitas empresas como uma forma de inovar face à concorrência. Desta forma, estes mundos virtuais vêm oferecer a possibilidade de promover os produtos e serviços de determinada marca através de experiências interativas e realidade aumentada, por exemplo.

Para o mundo do marketing, a XChannel reuniu uma lista de estratégias que poderão ser aplicadas ao metaverso, nomeadamente:

  • Eventos interativos: São uma oportunidade de reunir milhares de pessoas do mundo inteiro num mesmo evento sem que tenham de estar num espaço físico. Este tipo de soluções foram já usadas por empresas para apresentarem os seus produtos a milhares de pessoas em simultâneo, assim como por artistas e músicos;
  • Marketing de influência: Há já alguns influenciadores digitais que vivem apenas no metaverso, como é o caso de Lil Miquela, considerada pela revista Time como uma das “pessoas” mais influentes da Internet, e Shudu, uma imagem de modelo digital de marcas de moda;
  • Estratégias de posicionamento: O SEO e o SEM vão ter continuidade no metaverso com posicionamento visual. Com recurso a uma fotografia, a uma imagem ou captura de tela, o mecanismo de pesquisa visual no metaverso pode sugerir conteúdo relacionado;
  • Jogos virtuais: O advergaming foi para lá dos ecrãs do telemóvel e está agora nos ambientes virtuais;
  • Novas formas de pagamento: O metaverso permite o pagamento com outro tipo de dinheiro como moedas virtuais, armazenadas em wallets. Uma empresa pode decidir expandir o negócio e realizar vendas diretamente através deste mundo virtual;
  • Estratégias de D-commerce: O metaverso permite que compre serviços e produtos sem que necessite de uma plataforma de compras.
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