De acordo com a Gartner, apenas 13% das organizações que levaram a cabo projetos de IoT já utilizam digital twins, sendo que 62% pretendem fazê-lo no próximo ano
A analista de mercado define o digital twin como um software de desenho de padrões (software design pattern) que representa um objeto físico com o objetivo de compreender o estado de um ativo, respondendo a alterações e otimizando as operações do negócio, aportando valor. "Os resultados– especialmente quando comparados com relatórios anteriores– mostram que os digital Twins estão a começar, pouco a pouco, a ser largamente utilizados", refere Benoit Lheureux, research vice president na Gartner. "Previmos que até 2022, mais de dois terços das empresas que implementaram IoT teriam introduzido pelo menos um digital tin na produção. Podemos vir a ultrapassar este número dentro de um ano". Enquanto apenas 13% dos inquiridos afirmam já utilizar digital twins, 62% estão em processo de implementação da tecnologia, ou a planear introduzi-la no próximo ano. Este rápido crescimento da adoção dos digital twins deve-se essencialmente à evangelização que tem sido realizada pelos fabricantes, mas também devido ao facto de os digital twins estarem a entregar valor aos negócios e a integrarem a IoT empresarial e as estratégias digitais. "Verificamos uma adoção de digital twins em todo o tipo de organizações. As fábricas de produtos conectados são, contudo, as mais avançadas, à medida que a oportunidade para diferenciarem o seu produto e estabelecer novos canais de receitas e serviço se torna fulcral para o negócio", frisa Benoit Lheureux. Um fator-chave para as empresas que implementam a IoT é que os seus digital twins atendem diferentes públicos dentro e fora da empresa. Mais de metade (54%) dos entrevistados relataram que, embora a maioria dos seus digital twins sirvam apenas um grupo, por vezes serviram múltiplos; quase um terço afirmou que a maioria ou todos os digital twins serviram a vários grupos. "Estes dados confirmam que os digital twins podem responder a uma ampla gama de objetivos de negócios", diz Benoit Lheureux. "Os designers de digital twins devem ter a noção de que provavelmente necessitarão de acomodar múltiplos consumidores de dados e proporcionar diferentes pontos de acesso de dados". De acordo com a Gartner, quando uma organização possui múltiplos digital twins implementados, pode ser prudente integrá-los. Apesar de parecer complexo, 61% dos inquiridos com digital tiwns implementados já têm pelo menos um par de digital twins integrados. |