De acordo com a Salesforce, a maioria dos consumidores está a trocar as suas compras por produtos com preços mais baixos. A tecnologia, nomeadamente a IA, pode ajudar a reverter esta tendência
A Salesforce acaba de divulgar alguns dados sobre a relação dos consumidores com as marcas de bens de consumo e a forma como os agentes de Inteligência Artificial (IA) podem ajudar neste contexto. Perante o atual panorama de incertezas económicas que o mundo atravessa, os dados da Salesforce dão conta que 85% dos consumidores estão a trocar as suas compras por produtos com preços mais baixos. Esta mudança, em conjunto com as contínuas ineficiências operacionais, pode levar a uma pressão significativa nas margens das empresas de bens de consumo. De forma a prepararem os negócios para o futuro, e com as mudanças nas expectativas dos consumidores, as marcas têm já vindo a adotar a IA generativa. Segundo os dados apresentados pela Salesforce, 32% dos executivos de empresas de bens de consumo já integram totalmente a IA generativa nas suas operações, enquanto 34% estão em processo de expansão da sua utilização. Um dos exemplos elencados pela Salesforce são os agentes de IA que recorrem a retrieval-augmented generation, machine learning e processamento de linguagem natural para lidar com tarefas como o atendimento ao cliente, recomendações de produtos e resolução de problemas. O papel da inteligência artificial passa aqui por permitir que as equipas, que gastam quase metade do seu tempo (41%) em tarefas repetitivas, possam concentrar-se em iniciativas estratégicas de forma a aumentarem a satisfação do consumidor e a impulsionarem as vendas. As marcas de bens de consumo podem tirar maior proveito dos agentes de IA nas mais diversas áreas: através dos agentes para vendas, com a automatização da análise de contas para a equipa de vendas e um conjunto de tarefas para ajudar a vender o mais rapidamente possível; na gestão de contas, com agentes específicos para agilizar negociações e melhorar o relacionamento com os clientes, assim como monitorizar contas, gerir grandes volumes de dados para recomendações informadas e melhorar estratégias de negociação da equipa através de análises preditivas; agentes para serviços de campo para fornecer assistência de agendamento de visitas 24/7 e automatizar o agendamento de compromissos. No caso do serviço ao cliente, 43% das marcas de consumo identificam esta área como o principal caso de utilização para a IA generativa. Neste contexto os agentes podem prestar apoio 24/7, lidar com vários casos em simultâneo, processar um elevado volume de chamadas, reduzir tempos de espera e acelerar a resolução de problemas. |