Apesar de existir uma adoção limitada de IA generativa nas empresas de marketing, a tecnologia está a mostrar benefícios significativos em tarefas criativas e estratégicas nas campanhas de marketing
De acordo com um inquérito da Gartner, realizado a 418 líderes de marketing entre julho e setembro de 2024, 27% dos Chief Marketing Officers (CMO) afirmam que a sua empresa de marketing tem uma adoção limitada de Inteligência Artificial (IA) Generativa nas campanhas de marketing. Este inquérito concluiu ainda que, apesar de algumas organizações já terem implementado o uso da IA a um ritmo acelerado, outras ainda não adotaram a tecnologia. “Muitos acreditam que a IA generativa vai transformar o marketing, mas, apesar do exagero, muitos CMO sentem que os seus investimentos em inteligência artificial generativa ainda não renderam”, refere Suzanne Schwarts, Senior Analysr Director na Marketing Practice da Gartner. Embora os CMO tenham preocupações relacionadas com o retorno de investimento, muitas empresas estão a testemunhar benefícios com a adoção de IA generativa, com quase metade (47%) dos líderes de marketing inquiridos a relatar um grande benefício da implementação de IA generativa para a avaliação e elaboração de relatórios nas suas campanhas. O inquérito da Gartner descobriu que, das empresas que implementaram inteligência artificial generativa, 77% adotaram-na para tarefas de desenvolvimento criativo, aumentando para 84% nas empresas de alto desempenho. Da mesma forma, 48% das organizações que adotaram a IA generativa fizeram-no para o desenvolvimento de estratégias, aumentando para 52% nas empresas de alto desempenho. “As organizações de marketing mais bem-sucedidas estão a liderar o caminho quando se trata da adoção de IA generativa”, esclarece Greg Carlucci, Senior Director Analyst na Marketing Practice da Gartner. “Estão a aproveitar a IA para tarefas como a criação de contruídos, planeamento de campanhas e desenvolvimento de estratégias para otimizar campanhas e impulsionar a sua organização”, conclui. |