A Robotic Process Automation (RPA) é uma tecnologia disruptiva que permite criar softwares de robot especializados na interpretação e execução das atividades mais rotineiras que conduzem a um aumento de produtividade
Atualmente, verifica-se exponencial aumento do número de plataformas e softwares de operação e gestão nas organizações, com crescente complexidade e volume de informação. Recursos humanos são muitas vezes alocados a tarefas e atividades de rotina na interação com estes sistemas, com necessidade de interagirem com diversos sistemas de diferentes interfaces e complexidades variadas, elevando a probabilidade de erro em processos-chave do negócio. É neste contexto que surge a Robotic Process Automation – RPA. Uma tecnologia disruptiva e inovadora que permite criar softwares de robot especializados em interpretar e executar as atividades mais rotineiras, normalmente realizadas por mão humana. Embora seja uma solução recente, muitas organizações já estão a adaptar-se, uma vez que a incorporação desta solução permitirá, de forma automática, simples e flexível, tornar as organizações mais eficientes e automáticas, a um custo e tempo reduzidos.
Diversos cenários de aplicaçãoAtravés de uma abordagem preditiva, áreas como manutenção e reparação, monitorização e controlo, cadeia de abastecimento e consumo de energia têm sido as principais beneficiárias destas iniciativas, ao automatizar decisões e atividades. Deste modo, as organizações podem configurar um software robot (ou bot) para executar processos de rotina, em menos tempo e sem margem de erro, permitindo reduzir os custos laborais e aumentar a produtividade. Uma vez que 30% das tarefas podem ser automatizadas, existem diversos cenários de aplicação do RPA, desde gerar uma resposta automática a um e-mail até à implementação de milhares de bots, cada um programado para completar uma tarefa específica. Face aos benefícios descritos, é expectável a adoção de RPA por um grande número de organizações, dado que os seus talentos e recursos de tempo são limitados. Assim sendo, o objetivo do RPA não é substituir os sistemas de informação já existentes, mas sim melhorá-los, ao eliminar silos que podem estar a interromper ou a impedir processos.
Tecnologia com baixo custoA nova solução, em tempo real, é uma tecnologia low-cost que permite uma rápida recuperação do investimento. A Noesis, através de uma equipa de talentos especializada e de parcerias estratégicas com a BluePrism e a UiPath, apoia as organizações na implementação de soluções sustentáveis e automatizadas. Numa primeira fase, deverá ser realizado um levantamento dos processos, tarefas e dados das organizações sendo que os processos repetitivos, como as interfaces manuais em que os sistemas não comunicam entre si, são os principais candidatos a automação. De acordo com a Gartner, o RPA está a crescer rapidamente em cerca de 20% a 30% a cada trimestre e, como tal, é essencial que as organizações entendam a importância desta tecnologia para o seu crescimento. O RPA oferece- lhes a oportunidade de ter processos de negócio mais eficientes, robustos e económicos, mas, para tal, as organizações têm de perceber claramente como planear e adotar esta tecnologia, desenvolvendo o seu processo de transformação digital. Branded Content |