Branded Content

E se as TI se transformarem numa commodity?

A democratização das TI é um dos principais, senão o principal, meio de desenvolvimento económico e social. E ainda bem que o são

E se as TI se transformarem numa commodity?

E, por isso, as TI apresentam-se à sociedade e às organizações como algo natural, e do qual dependem para o cumprimentos com sucesso das suas tarefas diárias. Doutro modo, a instabilidade e a desorganização são totais.

E é nesse objetivo quase absoluto que os CIO/ITManagers hoje se concentram, na tentativa de melhorar cada vez mais o serviço que prestam, de o tornarem o mais eficiente possível, na expetativa de que tudo funcione na perfeição, tal como na maioria das vezes acontece com a energia e a água que consumimos.

Mas este desafio, que é naturalmente bem aceite pelas organizações e pelos utilizadores, e noutros casos muito desejado, lança um desafio a estes profissionais: qual o posicionamento e influência estratégica das TI nas organizações e no seu negócio?

 

Capacidade de inovar fica em causa

O que hoje nos é dado como um bem absoluto em si mesmo – e o uso dos serviços de IT ganham cada vez mais esse estatuto – tendemos a desvalorizar, pela sua naturalidade, não reconhecendo o esforço e investimento despendidos.

É neste contexto que a capacidade de os CIO/ IT Managers influenciarem o negócio corre o risco de se pode perder, e em si mesmo pode amputar o potencial de inovação das TI para o negócio e para as organizações.

Segundo um estudo da Gartner, em 2030 os CIO deverão ter um papel maior na estratégia dos negócios e na liderança operacional, o que deverá mudar a relação dos CIO com os outros gestores, assumindo novas responsabilidades e desafios.

 

Ir mais além

Como se devem então munir os CIO/IT Managers, para que o seu compromisso seja mais do que garantir um serviço de excelência aos seus clientes/utilizadores, ou seguir os standards?

As ferramentas e soluções existentes são, sem dúvida, uma ajuda para que normalmente se possa atingir e garantir os serviços suportados, com os padrões exigidos. Mas será na melhor adequação das mesmas e na garantia de um controlo total dos serviços prestados e ativos geridos que os CIO/IT Managers vão encontrar a disponibilidade para ir mais além?

O “mais além” será ter a ambição de suportar e dinamizar as responsabilidades que estão atualmente no âmbito de outros gestores, passando a controlar uma grande parte do capital intelectual da empresa, que irá compreender processos cada vez mais ambiciosos e tecnológicos, robôs e máquinas inteligentes, bem como talentos digitais, tecnologia operacional, I&D e centros de inovação.

Hoje, a economia digital já força o controlo de processos de negócios muito diferentes. Os CIO mais ambiciosos têm de liderar a reengenharia desses mesmos processos, com a tecnologia a permitir novas formas de trabalhar.

No futuro os CIO deverão ter a capacidade de gerir uma mistura de pessoas e máquinas inteligentes que realizarão tarefas específicas, e esse desafio terá certamente de conter muito mais do que a disponibilização de uma commodity chamada IT.

 

Branded Content

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.