Vivemos atualmente numa Era em que a constante evolução e mudança leva as organizações a questionarem como poderão tomar decisões mais assertivas
A competitividade das organizações alcança, a cada dia, níveis nunca antes vistos. Empresas, sejam elas de pequena ou grande dimensão, têm a necessidade e o desafio constante de maximizar as suas operações para que se mantenham atrativas para o mercado, e consigam assim alcançar os seus melhores resultados. Num cenário onde os detalhes podem fazer a diferença entre o sucesso e o insucesso das organizações, identificar soluções que tornem os gestores capazes de encontrar o melhor meio de nortear o crescimento da sua empresa é um trunfo fundamental. E, embora este não seja um conceito novo, o Analytics tornou-se uma peça essencial na estratégia de qualquer organização.
Insights ainda aquémSegundo a Harvard Business Review, apesar dos dados estarem no centro da disrupção digital, apenas 50% dos dados não estruturados são utilizados pelas empresas. Neste sentido, a grande questão prende-se em como retirar partido e extrair valor de toda a quantidade de informação que é gerada. Mas, se, por um lado, estão a tornar-se muito ricas em termos de dados armazenados, por outro, em termos de insights obtidos, estão ainda muito aquém daquilo que deveriam vir a estar.
Enfoque no valor para o negócioÉ fulcral que o foco dos decisores esteja não na tecnologia, mas na concretização do valor que estas soluções oferecem, principalmente no apoio à decisão, a todos os níveis, sendo extremamente importante definir claramente a estratégia, ou seja, o desenvolvimento e implementação de um plano que envolva um conjunto de business cases com problemas que sejam necessários resolver, de modo a fazer emergir insights destes dados e obter resultados no negócio.
Informação como mecanismo de decisãoEmbora este não seja um tema recente, a questão da democratização da informação é de grande relevância, uma vez que continuamos a observar, em várias organizações, o desenvolvimento de silos de informação, maioritariamente fechados nos tecnicismos do IT, não que não sejam necessários, apenas não são tão eficientes. Uma solução de Big Data e Analytics moderna dá liberdade ao utilizador, seja ele do IT ou do negócio, para procurar, combinar e descobrir a informação que necessita de uma forma simples e intuitiva. Para além da descoberta e visualização, consideramos imperativo que as organizações comecem a olhar para a informação como um mecanismo de efetiva tomada de decisão. Escolher a tecnologia em função da necessidade do negócioÉ, de facto, um erro pensar em escolher uma solução tecnológica antes de pensar nas necessidades de negócio. O processo tem sempre de ser ao contrário, ou seja, primeiro importa analisar que tipo de informação pretendemos ter para a tomada de decisão, quais os meios para obter essa informação, quais as áreas dentro da organização que precisam desses sistemas e, finalmente, como vamos disponibilizar essa informação aos decisores. Porquê a analítica?Os dados da empresa são como um asset, ou seja, um “bem” com um valor tão grande como os produtos ou serviços que comercializam, pois, a partir de um melhor aproveitamento de dados internos e externos e da sua análise, poderemos, entre várias coisas, adaptar-nos mais rapidamente a mudanças externas, melhorar os processos de negócio, fornecer melhores serviços aos clientes, melhorar a imagem da organização, respeitar obrigações regulatórias, gerar inovação e tomar decisões mais sustentadas. Por outro lado, adaptar a cultura da empresa e das pessoas que nela trabalham a esta nova realidade e trabalhar com pessoal especializado e empresas especializadas é crucial para o sucesso. Uma solução de Analytics e Big Data nunca pode ser vista como uma commodity nem como um luxo, mas sim como parte essencial da estratégia das organizações para gerir da melhor forma a sua informação e, para tal… Start Small, Think Big.
Branded Content |