Web Summit: o presente e o futuro são multicloud

O CTO da VMware, Ray O’Farrell, realçou na Web Summit que o software está a transformar todos os negócios e que os desafios da digitalização andam de mãos dadas com a realidade multicloud das empresas

Web Summit: o presente e o futuro são multicloud

No SaaS Monster, um dos palcos secundários da Web Summit, o CTO da VMware, Ray O’Farrell, falou da necessidade das empresas prosperarem numa era de “arquitetura cross-cloud”. Ou, numa terminologia mais comum, na era da cloud híbrida. Se a cloud é um enabler-chave do negócio, a complexidade da sua gestão não é menos relevante. “A maioria das empresas são multicloud”, frisou. O’Farrell destacou que esta realidade – o facto de, na mesma empresa, existirem cargas de trabalho e processos alojados em múltiplos vendors de cloud privada e pública – aporta inúmeros desafios aos CIOs. Estes profissionais são confrontados com a necessidade de gerir uma realidade complexa sobre a qual não tiveram poder de decisão, o que resulta num “cloud dilema”.

Segundo o CTO da VMware, a resposta está em implementar “uma abordagem e um ambiente operacional comum”, ou seja, em assegurar uma visibilidade e gestão integradas sobre todos os dados alojados e processados na cloud pública e privada. Só assim os CIOs conseguirão prevenir o que designa de “o maior silo de sempre”. Uma estratégia a adotar agora, porque em 2030 estima-se que a cloud pública representará 50% de toda a infraestrutura de IT.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.