No IDC Directions, Pedro Afonso, CEO da Axians, abordou a importância de os líderes prepararem as organizações para a mudança trazida pelo digital. Em conversa com a IT Insight, destacou o que é essencial neste processo de transformação humana
IT Insight– Na sua apresentação, falou sobre o risco de os líderes se tornarem irrelevantes no atual contexto da transformação digital. Está em causa um novo tipo de liderança?Pedro Afonso– Este processo da transformação é antes de mais um processo humano, de relacionamento com as pessoas. Quando está em causa tanta mudança, a liderança é fundamental. O tema é: como é que colocamos a liderança ao serviço da mudança a alta velocidade a que esta tem de ocorrer? Neste contexto, são importantes novos saberes sobre como é que os líderes devem atuar. Neste processo de transformação, todos passamos por um processo de “dor”, para transitarmos do que é hoje verdade para o que é verdade do dia seguinte – algo que apelido de “relevante” e “novo relevante”. Qual o atual papel dos líderes?O papel do líder é criar empatia com as pessoas. Mas este processo não é fácil. Os líderes têm de ser os primeiros a dar o exemplo. Passar pela “dor” de reaprender é algo difícil. Se, até aqui, tínhamos de desenvolver a nossa inteligência cognitiva e emocional, agora com as ferramentas de automação, a robotização e a inteligência artificial a tomarem decisões em conjunto com a nossa mente, o primeiro passo é determinar que decisões são tomadas pela mente humana e quais são tomadas por software. Em segundo lugar, temos de decidir o que queremos ser enquanto organização e enquanto pessoas, o que implica um processo de auto-crítica. Há uma terceira inteligência a adicionar, que é a inteligência moral, que é treinada como as outras e que temos de começar a colocar no nosso léxico. Em que sentido?As relações duradouras, de confiança, têm a ver com isto. A tecnologia, no final do dia, é relevante para o momento em que estamos, mas se estamos a pensar numa organização para 20 anos, a tecnologia de hoje será irrelevante nessa altura. O mais importante é pensar no que queremos ser enquanto organização, equacionando como influenciar o rumo a tomar.
Axians e o novo portal da TICSegundo a IDC, os líderes preocupam-se cada vez mais com o impacto do digital no seu negócio. Neste contexto, a IDC e a APDC (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Aplicações) decidiram rever a estrutura do "Diretório das TICO Guia Essencial para a Transformação Digital", que vai já na sua 10ª edição, e que passa agora a estar disponível no novo Portal Online das TIC, que a Axians patrocinou. O Portal transpõe para o online o já conhecido diretório da IDC e APDC. “De ano para ano há cada vez mais interesse por parte das empresas em conhecer o mercado e as empresas que podem ajudar a operar a transformação digital”, realça Gabriel Coimbra, group vice president e country manager da IDC. Até agora, o diretório podia ser consultado em dois formatos: impresso e em documento PDF. No novo portal [www.idcdx.pt/diretorio/diretorio-das-tic/], apoiado pela Axians, é possível aceder aos contactos de praticamente todas as empresas que operam na área das TIC e do digital, em Portugal, à análise das soluções disponibilizadas e também às principais componentes da 3ª Plataforma e Aceleradores de Inovação definidos pela IDC. “O portal tem um conjunto de funcionalidades adicionais, como a pesquisa, e tem uma maior dinâmica do ponto de vista da atualização da informação”, aponta Gabriel Coimbra. Além das várias soluções que cada empresa disponibiliza, estão disponíveis para consulta use cases de transformação digital. Pedro Afonso destaca que o patrocínio desta iniciativa fazia sentido por o portal servir um propósito fundamental “a partilha de saberes, de práticas e de experiências”. O CEO da Axians destaca ainda o valor dos conteúdos publicados, por estes serem “intemporais”. |