O Innovate With Analytics, evento de partilha das melhores práticas de analítica que faz parte do Roadshow internacional SAS Analytics Roadshow, passou por Portugal no dia 20 de março e mostrou a parceiros, especialistas e clientes todas as oportunidades que a Inteligência Artificial oferece
Ricardo Pires Silva, executive director do SAS Portugal, clarificou logo de início o desafio deste roadshow, acolhido pelo Centro Cultural de Belém: “Falar menos de tecnologia e mais de como a Inteligência Artificial (IA) pode, na prática, melhorar a vida das pessoas”. A partir deste mote, os participantes ficaram a saber que a cidade australiana de West Perth é o que há de mais aproximado ao paraíso na terra. Uma conclusão fruto da mais exaustiva análise de dados recolhidos até hoje, sobre países e cidades (onde até o preço do quilo de banana foi levado em conta), e só possível através de algoritmos de Machine Learning. Parceiros, especialistas e clientes, presentes no evento, também ficaram a saber porque é que o holandês Giels Brouwer, CEO da SciSports, garante que Neymar é, já hoje, à luz da IA, o melhor jogador do mundo e como é que a sua empresa se propõe (usando IA) ajudar clubes e treinadores a transformar o futebol num espectáculo ainda maior. Já Nuno Delgado, Senior Consultant, BI &Analytic Solutions da CGI, e José Pratas, Financial Services Sector Leader da CGI, explicaram como pode a IoT transformar, para muito melhor, a atual experiência de ir ao cinema – sem filas nas pipocas por exemplo. Casos práticos partilhados neste palco por onde passaram vários oradores e temas como IA, Data Governance, GDPR, Machine Learning e IoT. “Ajudar as organizações a beneficiar do potencial dos dados para a tomada de decisões bem sustentadas”, foi o objectivo deste 23º encontro da SAS, um dos temas da próxima edição da IT Insight. |