De Vítor Bento a David Fonseca, clientes, parceiros e responsáveis nacionais e internacionais do SAS reuniram-se num encontro único que integrou inovação tecnológica, boas práticas e tendências de Business Analytics
Foi dia 10 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, que mais de 900 pessoas marcaram presença na 20ª edição do SAS Fórum Portugal, o maior evento nacional de Business Analytics. Nela participaram 27 oradores que, sob diferentes perspetivas, salientaram a importância das ferramentas de analítica rumo à inovação, bem como o seu papel inquestionável para as organizações na obtenção de vantagens competitivas. A sessão plenária abriu com a intervenção de Fernando Braz, Executive Director do SAS Portugal, que desde logo chamou a atenção para a quantidade de dados que hoje em dia são gerados, devido ao número atual (e exorbitante) de dispositivos existentes ligados à Internet que, estima-se, em 2020 chegarão aos 34 mil milhões. A era do Big Data já passou e agora, mais do que o Internet of Things (IoT), importa o Analysis of Things (AoT) pois na verdade os dados sozinhos de nada servem. David Leon, Managing Director da Accenture Digital, falou da importância do mercado analítico fazendo alusão a alguns casos de sucesso em diversos setores (financeiro, energético, bens de consumo e serviços, etc.) deixando a mensagem de que devemos ser ágeis, eficazes na execução e saber lidar com a mudança. A manhã terminou com a intervenção do especialista europeu de TI, Peter Hinseen que, de forma cativante e original, nos mostrou como tudo gira em torno da tecnologia, dos dados e da informação, havendo por isso a premência de nos dias de hoje as empresas trabalharem em rede. A tecnologia está pois a mudar os nossos comportamentos e o Facebook, o Twitter e o Uber são as aplicações do momento e do futuro. Deixando, no final, à plateia quatro conselhos: pensem como uma startup, inovem e aprendam a linguagem da rede, simplifiquem a estratégia e agam. Sendo que todos devemos correr riscos para poder crescer. À tarde, seguiram-se as cerca de vinte sessões paralelas com grandes players do mercado, profissionais do SAS e académicos cuja ideia da importância do tratamento dos dados e benefícios das soluções de Business Analytics esteve subjacente à maior parte das suas intervenções, salientando as grandes tendências do mercado nas áreas das Telecomunicações, Risco, Fraude, Seguros, Banca, Académica, etc. O evento contou com a apresentação de diversas entidades - COSEC, AXA, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Banco Santander Totta, Segurança Social Espanhola (GISS), Accenture Digital, KPMG, HP-Intel, CGI, Universidade de Coimbra, NOVA IMS e ISG e Universidade da Extremadura - que sob âmbitos diferentes apresentaram casos práticos, demonstrando a utilização que fazem das soluções de Business Analytics na sua atividade. Sendo de realçar ainda o apoio dos parceiros SAS, GStep, Esri Portugal, Arquiconsult, Mind Source, Timestamp e BugStorm. No final, David Fonseca partilhou a sua experiência em termos de engagement nas redes sociais e como, de forma simples e original, se relaciona com o público, mostrando-nos (no seu caso) a linha ténue que pode existir entre o virtual e o real. |