O SAS realizou a edição do Analytics 2016 - Analytics Everywhere, dedicado às últimas tendências e crescente importância das tecnologias de Analytics – que este ano reuniu mais de 200 pessoas.
Durante uma manhã, clientes, Parceiros e responsáveis da SAS partilharam o seu know-how e experiência com as ferramentas de Analytics, evidenciando a atual importância destas soluções na obtenção de vantagens competitivas.
Testemunhos de clientesMiguel Reis, responsável pela área de Marketing Analítico e CRM do BNP Paribas Personal Finance, defendeu que o futuro passa pela visualização de dados de forma a criar modelos preditivos, que permitirão extrair o valor da informação e que são uma poderosa alavanca para aumentar vendas e reduzir custos – 10% da rentabilidade deriva destes modelos. Falou também da importância do marketing mais personalizado, mas não intrusivo, relembrando que o "Bigger Data" resulta das oportunidades geradas das interações com os clientes e de novas possibilidades de adquirir dados. Paula Pérez, diretora de Analytics do segmento PMEs da PT e responsável do Business Analytics do segmento B2B, traçou o estado competitivo e incerto do mercado, realçando não só a importância da flexibilidade e poder de adaptação como também do papel crítico da informação no conhecimento. Falou da premência em criar-se uma "cultura de analytics", da essencial colaboração entre o IT e o negócio e da importância dos modelos preditivos e prescritivos. Já Hugo Resende, diretor do Departamento de Planeamento e CRM do Millennium bcp, demonstrou como a banca tem vindo a sofrer profundas alterações nos últimos anos, marcadas por enormes reduções dos proveitos. Perante a constante mudança do comportamento dos clientes, que atualmente estão mais informados e sempre online, apontou que é necessário entender quem são e o que pretendem, a cada instante. O "instante" é o desafio e também "o factual", pelo que as organizações têm de saber adaptar-se e basear-se na informação que têm para conseguir acompanhar os seus clientes. Assim, e partilhando a sua experiência ao serviço do Millennium bcp, apontou que a analítica permite conhecer o perfil do cliente, captar novos clientes e otimizar orçamentos. Referiu, ainda, que o futuro está no digital e no mobile e que o analytics é fundamental para o crescimento e sobrevivência de qualquer organização nesta nova era.
A oferta SASRicardo Galante, senior systems engineer do SAS Portugal, falou dos atuais desafios do negócio: omeadamente da importância de identificar melhor o tipo de cliente e de estruturar a oferta com base no histórico do cliente. Focou-se nas potencialidades da ferramenta SAS Factory Miner, fazendo também alusão ao Machine Learning e à Modelação Preditiva, assim como ao SAS Decision Manager. Simone Sousa, analytical consultant do SAS Portugal, abordou o SAS Forecast Server e como esta solução está associada à "democratização analítica", demonstrando que estamos numa nova era e fazendo referência a alguns casos de sucesso, como o da Nestlé, que conseguiu com esta solução prever o impacto das promoções no seu negócio. |