No SAP Innovation Forum, que decorreu ontem, dia 4, no Centro de Congressos do Estoril, a tecnológica deu a conhecer a sua estratégia para ajudar as organizações a vingar no (complexo) mundo digital. Deu, ainda, a conhecer duas novas soluções: SAP Digital Boardroom e SAP Cloud for Analytics.
A SAP reuniu parceiros e clientes no SAP Innovation Forum, no Estoril, para demonstrar como está a organizar a sua oferta em torno das necessidades das empresas, que se veem agora obrigadas a acompanhar o ritmo elevado de transformação de toda a sociedade e a lidar com uma realidade menos confortável: o poder está do lado dos consumidores, que estão mais interligados e mais fortes do que nunca em liderança de opinião. “Está a ocorrer uma transformação aceleradíssima no modo como interagimos”, sublinhou Carlos Lacerda, diretor-geral da SAP Portugal, "que afeta a forma de tomar decisões e exige uma plataforma flexível”. Se a isto se juntar a utilização massificada de sensores e a consequente produção de dados, “que já está a acontecer”, bem como a chegada dos millennials ao mercado de trabalho, estão reunidos ingredientes suficientes para que as organizações se vejam a braços com múltiplos desafios. Um estudo realizado pela SAP, em conjunto com a Wharton Business School (Wharton-SAP Run Simple Survey), revelado neste Fórum, aferiu que os custos derivados da complexidade são a principal causa para a perda de lucros, segundo as próprias organizações, com os responsáveis de negócio a apontarem que os business processes das suas empresas não estão adaptados para reagir em tempo real; que têm dificuldade em colaborar na ligação das decisões às ações; e que a tecnologia de que dispõem está desatualizada, não permitindo acompanhar o ciclo de mudança. “Foram feitos investimentos com base em pressupostos de negócio que agora já não fazem sentido”, apontou o gestor. Para ajudar as empresas a serem mais produtivas e ágeis , a estratégia da SAP passa, segundo Carlos Lacerda, “pela ligação de todos os aspetos da cadeia de valor em tempo real”. No centro desta estratégia está o novo S/4 Hana, ERP que levou cinco anos a desenvolver e que se pauta por ser uma suite de soluções empresariais desenhada para agilizar os processos de negócio na economia digital. Além de ter sido concebido sobre a plataforma SAP Hana (in-memory computing platform), conta com uma nova e mais intuitiva interface gráfica (SAP Fiori), funcionando on-premises, em Cloud ou num modelo híbrido. Promete simplificar a experiência dos utilizadores e do próprio negócio, e potenciar a colaboração em tempo real, tanto entre fornecedores como entre colaboradores. O responsável fez questão de sublinhar que a oferta do S/4 Hana está disponível para 25 setores.
Duas novas soluções reveladas Durante o evento, a SAP anunciou duas novas soluções, com a primeira a ter direito a uma demonstração em tempo real. Carlos Lacerda aproveitou a oportunidade para relevar as capacidades da solução SAP Digital Boardroom, que visa contextualizar e simplificar o reporting do desempenho, em tempo real, em todas as áreas de uma organização e “proporcionar total transparência aos membros do conselho de administração, gestores e decisores nas empresas, sobre o desempenho da organização, de forma completa e em tempo real”, afirmou. “Incorporámos capacidades de Business Intelligence, totalmente automatizadas que visam melhorar drasticamente a qualidade e a velocidade do reporting de gestão, bem como da colaboração em tempo real”. Assente na solução SAP Cloud for Analytics, esta nova solução deverá utilizar informação de negócio da suite SAP S/4HANA e da SAP HANA Cloud Platform e proporcionar uma única fonte de informação sobre métricas que são críticas para o negócio da empresa. A tecnológica deu também a conhecer a solução SAP Cloud for Analytics, uma oferta de SaaS construída de forma nativa na SAP HANA Cloud Platform, que possibilitará a integração com soluções SAP já existentes e tem como objetivo disponibilizar capacidades de planeamento, análises preditivas e Business Intelligence numa única experiência analítica a partir de dados na Cloud ou instalados on-premises. O objetivo passa por facultar às organizações uma solução única que permitirá aos seus colaboradores monitorizar o desempenho, analisar tendências, prever e colaborar, de modo a tomarem decisões sustentadas e a melhorar os resultados de negócio. “O desafio com as soluções analíticas disponíveis hoje no mercado, na Cloud ou não, prende-se com a falta de soluções integradas para funcionalidades, tais como a visualização e a planificação”, referiu Carlos Lacerda. “SAP Cloud for Analytics é uma nova solução que vem exatamente permitir aos utilizadores ter uma experiência analítica integrada, com acesso a todos os dados, de modo a que possam facilmente descobrir, visualizar, planificar e prever”. |