A SAP voltou a juntar clientes e Parceiro no seu evento anual, que este ano ficou marcado pela mudança na sua denominação - SAP Innovation Forum 2017, uma alusão à atual estratégia da empresa: levar a inovação a todas as organizações e transformar digitalmente os seus negócios
O SAP Innovation Forum 2017 decorreu no Centro de Congressos do Estoril e foi subordinado ao tema “Digital Business”, tendo apresentado a clientes e parceiros de negócio as últimas tendências e as mais recentes inovações em soluções de gestão empresarial, assim como algumas experiências de digitalização de empresas de diferentes setores. Ao longo do dia foram reveladas várias das mais importantes “chaves” dos negócios digitais. Para Luís Urmal Carrasqueira, sales director da SAP Portugal, “estamos num momento de mudança”, mudança essa que reflete a aposta atual do fabricante em proporcionar modelos flexíveis a nível da tecnologia (cloud, on-premises e híbrida), mas também do negócio, através de serviços e aplicações que prometem ajudar as empresas a aumentar a rentabilidade e a serem mais ágeis e competitivas. Para o fabricante de software, o primeiro passo para a transformação de uma empresa está na otimização da cadeia de valor - alteração dos modelos de negócio, apelar ao engagement dos colaboradores e alterar a mentalidade empresarial. “Será que a arquitetura empresarial está adaptada para responder às expetativas dos clientes”? A questão foi colocada por Steve Tzikakis, president EMEA South SAP, que vê nas expetativas dos clientes um dos maiores motores para inovação e transformação. Para o responsável, as empresas têm de estar preparadas para se moldar e conseguir responder às exigências dos seus clientes, que têm cada vez mais a necessidade de partilhar e integrar informação em tempo real, para tempos resposta bastante mais reduzidos. Transformação Digital já é prioridadeA era digital já chegou e o mundo empresarial está a evoluir a um ritmo elevado. No entanto, no ano passado, as previsões da IDC não eram otimistas e estimavam que até ao final de 2016 apenas dois terços dos CEO veriam a transformação digital como uma das suas principais prioridades. Em apenas seis meses, a IDC já afirma que 89% das organizações atualmente vêem a transformação digital como uma prioridade. Para a consultora, a digitalização está cada vez mais no radar dos CEO, que conseguem ver na alteração dos seus processos um retorno significativo. A cultura empresarial continua a ser um dos principais entraves à transformação digital das empresas, mas é nesse sentido as organizações estão a apostar em abordagens business-centric. O tratamento de informação é um dos fatores-chave. Aplicações com uma camada de inteligência, capazes de entender as necessidades dos clientes e de lhes oferecer soluções à medida, devem ser uma prioridade. Para tal, é fundamental que as empresas apostem na criação de uma equipa dedicada à transformação digital. De acordo com a IDC, 60% das empresas têm intenção de nomear um colaborador responsável por liderar a transformação digital da empresa, mas é a forma como estas formarem as suas equipas que será determinante para o seu sucesso nesta nova era. Bons exemplos por cá No SAP Innovaton Forum houve lugar a uma mesa redonda, onde foram abordadas diversas experiências de clientes nacionais das mais recentes soluções da SAP, com a participação de Luciano José, Diretor de Compras do Grupo Pestana, Frederico Macias, CIO do Grupo Sovena e Luís Vaz Henriques, CIO da Lusíadas Saúde, aprofundando como as soluções da SAP contribuem para o sucesso de cada organização. Neste âmbito, destaca-se o Grupo Pestana, que implementou a solução SAP Ariba para gestão da sua área de compras, envolvendo os vários intervenientes no processo de compras das várias unidades de negócio e assegurando grandes poupanças e transparência ao longo dos vários processos. O Grupo Sovena, por seu turno, escolheu a solução SAP SuccessFactors, com o objetivo de consolidar a informação de gestão das pessoas num contexto de multi-geografia. Ao confiar nas soluções SAP para a gestão dos seus processos de recursos humanos, o Grupo Sovena passou a estar dotado de uma plataforma singular e flexível, que permite a uniformização destes processos ao nível de toda a organização.
A oferta da SAPEm destaque no SAP Innovation Forum estiveram algumas das inovações da SAP, que a empresa entende serem as “chaves” para os negócios digitais. Ao centro está o SAP S/4HANA & SAP Ariba. A combinação entre ambos permite, segundo a SAP, criar soluções que melhoram o negócio digital dos clientes. Muito recentemente, foi apresentado o “procurement bot” e a funcionalidade de Commerce Automation, que visa facilitar um novo paradigma de interação entre compradores e fornecedores, tornando-os mais eficientes; quer pela aceleração do processamento das tarefas quer pela eliminação dos erros frequentes e existentes entre os diversos documentos, nomeadamente notas de encomenda e respectivas faturas. A SAP está a investir em aplicações e tecnologias de inteligência artificial e machine learning, para disponibilizar uma experiência de utilizador bastante evoluída, de nova geração, que promete transformar a gestão de compras tal como a conhecemos hoje. Em machine learning e predictive analytics na cloud a SAP revela uma maior capacidade de automação para a SAP Integrated Business Planning, a sua solução baseada na cloud para planeamento de vendas e operações, detecção e previsão da procura, otimização do abastecimento e inventário. A introdução de machine learning faz parte de uma série de novas melhorias que também incluem a segmentação de produto e uma reposição mais precisa em todos os canais de interação com o cliente. O SAP Integrated Business Planning contribui para maior visibilidade, ciclos de planeamento mais curtos e uma resposta mais rápida e precisa às mudanças na oferta e na procura. A parceria entre a SAP e a Apple também é uma aposta, materializando na criação de uma ferramenta, SAP Cloud Platform SDK for iOS, tem como objetivo capacitar programadores, designers e empresas, em todo o mundo, a construírem poderosas aplicações empresariais para iPhone e iPad. Pretende-se que esta comunidade de programadores disponha de uma livraria e funcionalidades pré-construídas (Touch ID, serviços de localização e notificações), disponibilizando caraterísticas, tais como single sign-on, sincronização de dados off-line ou satisfação de requisitos complexos das empresas. Case study do “assistente digital do futuro” Nesta sessão, a cargo da equipa de pré-vendas da SAP Portugal, explorou-se um cenário em que os indivíduos, empresas e coisas estão inteligentemente conetados em tempo real, criando-se uma experiência digital baseada nos cinco sentidos humanos, permitindo a humanização da tecnologia e a sua proximidade com a sociedade e as pessoas - o paladar, para identificar os gostos e interesses dos clientes e a associação a recomendações personalizadas; o olfato, facilitando a detecção de padrões de ação com o cruzamento de big data e redes sociais; a audição através de assistentes digitais que interpretam e reagem a comandos de voz; o tacto, proporcionando um acesso intuitivo e dinâmico à informação e tomada de decisão através de um Digital Boardroom; e a visão, proporcionando uma experiência de compra através de uma viagem por uma loja virtual desenvolvida num modelo de 3D. Destaque-se também as sessões centradas na evolução e na nova geração das soluções SAP para ERP, Analytics e, ainda, sobre a abordagem da SAP ao Regulamento Europeu Geral de Proteção de Dados (GDPR).
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