A Sage, em conjunto com associações comerciais e industriais locais, está a promover sessões de esclarecimento de norte a sul do país, a obrigatoriedade de comunicação dos inventários até 31 de janeiro de 2016, assim como acerca das novas regras que constituem o sistema de inventário permanente.
“É uma prioridade para a Sage apoiar os nossos clientes na simplificação das suas operações e em simultâneo assegurar o cumprimento das normas
contabilísticas e fiscais associadas ao inventário permanente”, salienta Ana Teresa Ribeiro, SMB Managing Director da Sage. "Sendo um tema que gera algumas dúvidas, estamos empenhados em esclarecer atempadamente os diversos interessados – empresários, contabilistas e outros -através de sessões online gratuitas e sessões de esclarecimento em conjunto com as Associações Comerciais e Industriais locais de Norte a Sul do país”.
Um dos temas principais destas sessões de esclarecimento é a comunicação de inventário à Autoridade Tributária. Tal como ocorreu em janeiro de 2015, as empresas (pessoas, singulares ou coletivas, que tenham sede, estabelecimento estável ou domicílio fiscal em território português, que disponham de contabilidade organizada e estejam obrigadas à elaboração de inventário) estão obrigadas a fazer comunicação eletrónica de inventários, através de um ficheiro informático até ao dia 31 de janeiro de 2016. Deverão ser comunicadas as quantidades disponíveis em stock de cada artigo, portanto, mercadorias, matérias-primas, subsidiárias e de consumo, produtos acabados e intermédios, subprodutos, desperdícios e refugos, e produtos e trabalhos em curso.
Outro dos temas que será abordado contempla as novas regras do sistema de inventário permanente, que consistem na identificação dos bens quanto à sua natureza, quantidade e custos unitários e globais, por forma a permitir a verificação, a todo o momento, da correspondência entre as contagens físicas e os respetivos registos contabilísticos.
As soluções Sage já estão preparadas para responder a este requisito
contabilístico e fiscal.