Decorreu esta semana a edição de 2018 do SAS Global Forum, em Denver, nos EUA, onde marcaram presença mais de seis mil pessoas, sob o lema “Inspiring the Extraordinary”
Foi dada abertura no passado dia 8 de abril ao SAS Global Forum 2018, em Dever, Colorado, com o moto “Inspiring the Extraordinary” – um sentimento ecoado repetidamente por Oliver Schabenberger, COO e CTO do SAS, em termos mais prosaicos: “Melhorar a vida das pessoas através da analítica”. Adiantamos alguns dos tópicos que poderá ler desenvolvidamente na próxima edição digital da IT Insight: Americanos confiam na IA com a vida... mas não com a carteiraSegundo um estudo recente do SAS apresentado esta semana, a maioria dos americanos estão mais confortáveis com a presença de Inteligência Artificial no contexto dos cuidados de saúde do que em cenários de retail e finanças. Paradoxalmente, o inquérito apurou que o principal fator de desconfiança em relação à inteligência artificial é a falta de interação humana, seguida de questões de privacidade e segurança de dados. Cerca de 35% dos consumidores denotaram confiança em que os dados utilizados para IA estão a ser armazenados de forma segura, com maior confiança (42%) nos respondentes abaixo dos 40 anos de idade. Dos inquiridos, 47% afirmaram estar confortáveis com o uso de IA em interações comerciais na sua generalidade, com uma proporção ligeiramente maior no sexo masculino. Os consumidores denotaram também uma certa confusão em relação à definição de Inteligência Artificial, com apenas 44% a afirmarem conseguir explicar o conceito a um amigo ou colega com confiança.
SAS Global Fraud and Security Intelligence DivisionO SAS criou a sua nova Global Fraud and Security Intelligence Division para dar resposta à ameaça crescente de fraude, cada vez mais complexa e insidiosa. A nova divisão focar-se-á em aperfeiçoar o portfólio de fraude e cibersegurança da SAS, e operará em 25 países nas américas, europa e ásia, e será encabeçada pelo recém-eleito Vice President of Fraud and Security Intelligence, Stu Bradley. Os clientes do SAS irão beneficiar de abordagens analíticas híbridas com machine learning, inteligência artificial e analítica de redes sociais integrados. A nova divisão de fraude estará também alingada com as divisões de IoT e Risco da SAS para oferecer valor em todo o negócio numa única plataforma.
IoT Innovation LabO SAS e a Cisco irão criar um IoT Innovation Lab na University of Technology Sydney, para o propósito de educação e investigação na área da IoT. O laboratório irá trabalhar com base na Cisco SAS Edge-to-Enterprise IoT Analytics Platform (que combina o software a hardware necessários para analizar dados de IoT para que os utilizadores não precisem de desenvolver uma plataforma de origem) para explorar a forma como os dados de edge gerados cor dispositivos conetados podem ser reunidos e analizados por decisores. As primeiras fases ir-se-ão focar nos setores fabril, agrário, da energia e dos cuidados de saúde.
Upgrades à plataforma ViyaA última versão da SAS Viya vem equipada com mais inteligência artificial e automação, facilitando aos clientes a construção de soluções IA com base em analítica de confiança. Inclui também novas funcionalidades direcionadas para a colaboração entre data cientistas e utilizadores empresariais e melhorar a criação e implementação de modelos analíticos. Adicionalmente, a SAS Viya oferece agora poderosas ferramentas de preparação de dados e construção de modelos. Ao automatizar a preparação de dados, é então possível determinar as variáveis e campos mais relevantes de forma a conseguir uma analítica mais focada e eficiente.
A IT Insight publica na edição de maio a reportagem completa do SAS Global Forum. |