A Data Science Portuguese Association (DSPA) deu a conhecer o programa da Insights 2018, a sua primeira conferência internacional, que chega nos dias 6 e 7 de setembro à reitoria da Universidade Nova de Lisboa.
O futuro dos dados e da inteligência artificial estarão em destaque na Insights 2018 – evento organizado pela DSPA e da qual a IT Insight é media partner – e vários são os especialistas de referência e casos de estudo de grandes empresas, dos mais variados setores de atividade, que darão a conhecer o que de melhor e mais inovador está a ser feito na área da data science e da inteligência artificial por empresas nacionais e estrangeiras. A DSPA já revelou o programa do evento, que no primeiro dia ficará marcado pelas palestras de Cortnei Abercrombie (“The Ethics of Good Intentions in AI”), fundadora da plataforma "AI Truth" e especialista em inteligência cognitiva e artificial e de Joana Vasconcelos de Sá (“From online breadcrumbs to offline fears: using data science to understand behavior”), PhD em biologia molecular e celular. Entre as diversas sessões que decorrerão na Insights 2018, destaque para a transformação dos modelos de negócio e de processos em organizações empresariais (com demonstrações de casos reais sobre o impacto da data science em empresas como a Bentley-Porsche, a Jaguar, a Land Rover, a Unicage, a Renova e a Die Mobiliar, entre outras). A Insights 2018 contará ainda com sessões onde será demonstrado o impacto da inteligência artificial, machine learning e da Internet of Things em áreas como a agricultura, o desporto e a organização das cidades, com destaque para um debate composto por diversos representantes de municípios portugueses, e para o impacto da data science na transformação de negócios numa sessão dedicada a startups, scale-ups e unicorns. No segundo dia, um painel de especialistas oriundos de várias partes do mundo vão apresentar casos concretos que demonstram como a “Data Sicence for Social Good” ganha cada vez mais destaque no nosso mundo. No programa destacam-se ainda outros tema relacionados com os dados e a sua utilização: temas como as emoções e a arte, o risco do mau uso dos dados, fake news, a dimensão legal e de compliance e a cibersegurança serão abordados ao longo dos dois dias do evento. Com um total de mais de 30 oradores, a Insights 2018 foi estruturada a pensar numa audiência multidisciplinar, formada por representantes do mundo académico, profissionais do setor, investigadores e representantes de organizações institucionais, públicas e privadas, e líderes de pequenas, médias e grandes empresas de todos os setores de atividade. A Insights 2018 tem como Main Sponsor o Grupo Ageas Portugal (composto pelas marcas Ageas Seguros, Médis, Ocidental e Seguro Directo), que no segundo dia da conferência da autoria do CEO do Grupo e da Ageas Europa Continental, Steven Braekeveldt, que logo no primeiro dia do evento marcará presença no painel de debate “Are the Data Scientists the Future CEOs?”. A Insights 2018 conta ainda com o apoio da Unicage (Platinum Sponsor), da Axians, Closer, Gstep e Microsoft (Gold Sponsors) e da KPMG, Microstrategy e Rumos (Silver Sponsors). |