Gabriel Coimbra, Group Vice-President & Country Manager da IDC, faz a antevisão do IDC Directions 2020 que este ano se realiza entre 28 de setembro e 2 de outubro
Num ano completamente atípico marcado por uma pandemia, também tivemos que fazer a transformação digital do IDC Directions®, e este ano o evento será num formato híbrido com base numa plataforma digital, a qual já bateu todos os recordes, mais de três mil pessoas registadas (dados a uma semana do evento), quase cem oradores e mais de 50 parceiros! E o tema, que foi definido antes da pandemia, não poderia ser mais adequado ao actual contexto: O Futuro das Organizações, ou “Future Enterprise” como referimos na IDC à nível global, e como criar valor numa economia cada vez mais digital num contexto de rápida mudança! De facto, a pandemia acelerou ainda mais a transição para uma economia mais digital, e em poucos meses obrigou a todos a um salto tecnológico de dez anos! Esta mudança foi fundamentalmente uma mudança de mindset, mas que está a levar-nos para um novo paradigma económico e social, mais digital. E apesar dos enormes desafios e de toda a complexidade e incerteza, eu sou um otimista e acredito que sairemos desta situação, mais fortes e mais digitais. E não tenho dúvidas que as organizações que tiverem visão e coragem para acelerarem ainda mais os seus processos de transformação digital durante este período, ganharão competitividade e quota de mercado. No curto prazo, a tecnologia já provou ser um facilitador chave para manter as operações das organizações durante a pandemia, permitindo o trabalho remoto, negócios ágeis e um relacionamento digital com clientes e parceiros. No longo prazo, a IDC acredita que o investimento em tecnologia será critico para o posicionamento e capacidade das organizações ganharem relevância e serem mais competitivas numa economia cada vez mais digital. Algumas previsões relevantes para o futuro das organizações:
Desde 1997 realizamos em Portugal o IDC Directions, e depois da crise das dot-com, o 11 de setembro, a crise financeira de 2008/2010, e agora o Covid-19, nunca deixámos de realizar o Directions, e faremos tudo para continuar nos próximos anos a partilhar as principais tendências tecnológicas e a definir as direções que as organizações e empresas devem tomar numa economia cada vez mais digital! Neste sentido, espero que esta 24.ª edição do IDC Directions sirva de inspiração para todos aqueles líderes que queiram acelerar ainda mais a transformação das suas organizações!
por Gabriel Coimbra, Group Vice-President & Country Manager, IDC |