Ricardo Rocha, Marketing & Communication Associate Director na Noesis, aborda com a IT Insight o Lisbon Data & AI Forum 2020, o evento que se realiza esta quinta-feira, dia 19 de novembro, e que quer ser "um espaço de partilha, um fórum de discussão, sobre o tema dos dados e a sua importância crescente nas organizações"
Quais são os principais temas que vão ser abordados no Lisbon Data and AI Forum 2020? Na edição deste ano, que será a quarta Edição do evento, queremos continuar a cumprir o propósito para o qual o Lisbon Data and AI Forum foi criado - ser um espaço de partilha, um fórum de discussão, sobre o tema dos dados e a sua importância crescente nas organizações. Queremos que este evento seja mais do que um evento comercial ou sobre um determinado software. A intenção é partilhar referências, discutir temas relevantes e ajudar as organizações a encararem os dados como um ativo vital para a sua competitividade. Este ano o mote do evento é “create your own data journey” porque entendemos que cada organização deve criar a sua própria estratégia para os dados, em função da sua maturidade digital, do seu estágio em relação aos temas de Analytics e dos seus objetivos estratégicos. Por isso, vamos falar sobre a nova geração de analytics, que coloca a inteligência artificial e o machine learning ao serviço dos dados e que é uma revolução no que toca a toda a questão da analytica e da tomada de decisão. Vamos também falar sobre Data Culture e como podem as organizações fomentar uma cultura organizacional orientada para os dados e vamos ainda conhecer a Data Journey de algumas empresas relevantes no mercado, o trajeto que têm vindo a trilhar nesta temática, que problemas resolveram e qual o seu roadmap para o futuro. Em que é que este evento difere do ano passado, para além de ser totalmente virtual? Diria que a principal diferença nesta 4ª Edição, para além de ser virtual, é a forma como endereçaremos os temas e os conteúdos que iremos partilhar com o nosso auditório. Este ano a nossa agenda será ainda mais baseada em roundtables, em que os protagonistas são as organizações. Contamos com oradores convidados de várias empresas de renome e de diferentes sectores de atividade, como Super Bock Group, Grupo MaisFarmácia, McDonalds, Turismo de Portugal e Bayer, que irão partilhar as suas experiências e as suas Data Journeys, na primeira pessoa. O evento segue o propósito e o objetivo para o qual foi criado, que é ser um fórum de partilha, e, nessa medida, esta edição não será diferente das anteriores. Devido ao formato digital, a agenda desta edição é mais curta e por isso quisemos que fosse construída em torno desta partilha de experiências e casos reais. Acredito que preparámos uma edição com conteúdo muito relevante para as organizações e para as pessoas que se inscreveram no Lisbon Data & AI Forum e que este modelo de partilha será muito mais interessante do que um conjunto de slots baseadas em pitchs comerciais ou apresentações de ferramentas ou softwares. O que é que os participantes podem esperar do evento desde ano? Podem esperar muito conteúdo, que entendemos ser relevante para quem assiste. O nosso objetivo é partilhar insights, tendências, casos reais, que promovam uma discussão em torno dos dados, da analítica e da Inteligência Artificial. Acreditamos que este conteúdo dará, a quem nos assiste, pistas para que possam criar a sua própria jornada de dados, nas suas organizações (caso ainda não a tenham) ou criar o seu roadmap de evolução, em função do ponto em que estejam. Porque é que os executivos se devem inscrever e assistir a este evento? Essencialmente porque, este é um evento de tecnologia focado num tema que é incontornável no mundo da gestão moderna – os dados. “Data is the new Oil” é uma frase feita, nos dias de hoje, mas que ilustra muito bem a importância dos dados nas organizações e na tomada de decisão. O Lisbon Data & AI Forum não é um evento técnico dirigido apenas aos departamentos de IT das organizações, o nosso foco no evento não está em “vender” o software A ou B, mas sim em discutir como podem as organizações orientar os seus dados para a tomada de decisão, em suma, como se podem tornar organizações “Inteligentes”. Obviamente que a Noesis e a Qlik oferecem soluções de Data & AI ao mercado e que nos posicionamos como empresas de referência e liderança neste segmento, quer ao nível do produto (Qlik), quer ao nível das soluções que criamos (Noesis), mas esse não é o foco da agenda do Lisbon Data & AI Forum. Quais são as principais tendências em termos de dados e inteligência artificial que vão ser abordados no evento? Vou deixar que seja a IDC a revelar em primeira mão as suas novas “predictions” de Data & Ai, como já é tradição no nosso evento. Teremos uma roundtable exclusivamente dedicada a essas novas previsões, com a participação do Gabriel Coimbra da IDC e do Guilherme Pereira da DSAP (Data Science Portuguese Association) que irão discutir essas mesmas tendências com os responsáveis da Noesis e da Qlik. Será uma conversa muito interessante que não poderá deixar de incidir nos temas que marcam o futuro e esta nova geração de Analytics - Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning, real-time analytics entre outras tendências. Vai ser uma conversa muito interessante e que vai valer a pena assistir!
O Lisbon Data and AI Forum realiza-se no dia 19 de novembro, às 10h, e o registo pode ser feito no site do evento.
A IT Insight é Media Partner do Lisbon Data & AI Forum |